AS LEIS DO MARKETING


Al Ries e Jack Trout ficaram mundialmente famosos com a obra "Marketing de Guerra" mas é no livreto "As 22 Consagradas Leis do Marketing" que eles sintetizam uma das melhores abordagens sobre o assunto. Quem deseja ser bem sucedido nesta área deve observar estes ensinamentos.

1. A LEI DA LIDERANÇA

É melhor ser o primeiro do que ser o melhor.

2. A LEI DA CATEGORIA

Se não puder ser o primeiro em uma categoria, estabeleça uma nova categoria em que seja o primeiro.

3. A LEI DA MENTE

É melhor ser o primeiro na mente das pessoas do que o primeiro no mercado.

4. A LEI DA PERCEPÇÃO

O Marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepção.

5. A LEI DO FOCO

Em Marketing, o mais poderoso conceito é representar uma palavra na mente.

6. A LEI DA EXCLUSIVIDADE

Duas empresas não podem representar a mesma palavra na mente das pessoas.

7. A LEI DA ESCADA

A estratégia a adotar depende do degrau ocupado na escada. Todos os produtos não foram criados iguais. Há uma hierarquia na mente que os consumidores em perspectiva utilizam para tomar decisões. A estratégia de Marketing a adotar depende de quando você chegou à mente e, portanto, do degrau que ocupa na escada.

8. A LEI DA DUALIDADE

Com o passar do tempo, todo mercado transforma-se em uma corrida com dois concorrentes.

9. A LEI DO OPOSTO

A estratégia de quem está almejando o segundo lugar é determinada pelo líder.

10. A LEI DA DIVISÃO

Com o tempo, a categoria se divide e se transforma em duas ou mais categorias.

11. A LEI DA PERSPECTIVA

Os efeitos do Marketing ocorrem por um período prolongado.

12. A LEI DA EXTENSÃO DE LINHA

Há uma pressão irresistível para estender o patrimônio líquido da marca. Menos é mais: Hoje em dia, quem quiser ser bem-sucedido tem de estreitar o foco, a fim de assumir uma posição na mente do cliente em perspectiva. Mais é menos: Quanto mais produtos, mais mercados, mais alianças a empresa fizer, menos dinheiro ganha.

13. A LEI DO SACRIFÍCIO

A fim de conseguir alguma coisa é preciso desistir de alguma coisa.

14. A LEI DOS ATRIBUTOS

Para cada atributo, há um atributo oposto, igualmente eficaz.

15. A LEI DA SINCERIDADE

Quando admitimos um negativo, o cliente em perspectiva nos dá um positivo.

16. A LEI DA SINGULARIDADE

Em cada situação, apenas um único movimento produz resultados substanciais.

17. A LEI DA IMPREVISIBILIDADE

Sem prever os planos do concorrente, é impossível prever o futuro.

18. A LEI DO SUCESSO

Com frequência, o sucesso leva à arrogância e a arrogância ao fracasso. O ego é o inimigo do Marketing bem-sucedido. É preciso ter objetividade. Quando as pessoas alcançam o sucesso, tendem a ser menos objetivas. Com frequência, substituem o que o mercado deseja pelo que elas próprias acham certo.

19. A LEI DO FRACASSO

O fracasso deve ser esperado e aceito.

20. A LEI DO ALARDE

Com frequência, a situação é o oposto da maneira como aparece na imprensa.

21. A LEI DA ACELERAÇÃO

Os programas bem-sucedidos não se baseiam em "coqueluches", baseiam-se em tendências.

22. A LEI DE RECURSOS

A idéia que não tiver fundos suficientes não decolará. Nem mesmo a melhor idéia do mundo pode ir muito longe sem o dinheiro para decolar. O Marketing é um jogo disputado na mente do cliente em perspectiva. É preciso dinheiro para entrar na mente. E, então, é preciso dinheiro para se manter. É possível progredir mais com uma idéia medíocre e um milhão de dólares do que só com uma grande idéia.

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