QUAL A DIFERENÇA ENTRE ECONÔMICO E FINANCEIRO ?

Dentro das empresas pouca gente sabe a diferença entre e economico e financeiro. E este desconhecimento causa muitos transtornos, erros de cálculo, números equivocados e decisões ruins. Quem não distingue estas duas abordagens acaba por fazer muita confusão no dia a dia empresarial. Por isso, está na hora de identificarmos corretamente cada um destes universos de uma vez por todas. Vamos lá. 

Econômico é tudo aquilo que origina o financeiro. Uma venda quando é faturada, é um ato econômico. Quando é recebida é um fato financeiro. O faturamento dá origem ao recebimento. Uma compra quando é realizada ou um contrato quando é firmado, são atos econômicos. O pagamento desta compra ou deste contrato é um fato financeiro. A compra e o contrato originaram o pagamento. O custo sempre é um fato econômico. Quem custeia considerando informações financeiras precisa tomar cuidado. A grande diferença dos dois é o tempo. No escopo econômico, tudo ocorre no mesmo período, no financeiro, os fatos são de períodos diferentes, e por isso usamos matemática para comparar valores. 

Eles também informam coisas diferentes, como já falei aqui outras vezes. O econômico informa eficiência, através do lucro. O financeiro informa o caixa. A eficiência de uma operação se apura pelo DRE. O financeiro se controla pelo fluxo de caixa. O econômico deve ser considerado pelo período de competência no qual se realizou o fato, e o financeiro pelas datas efetivas em que ocorreram pagamentos e recebimentos. Apurar lucro pelo financeiro é um erro grande. Para avaliar o caixa pelo lucro é preciso considerar também os prazos. O DRE impacta no fluxo de caixa, e o fluxo de caixa impacta no DRE. 

Para entender bem estas duas abordagens, separe-as na sua cabeça antes de ver os números, pois do contrário você pode se confundir. Os números são ferramentas úteis, mas você precisa saber o que significam para não embaralharem suas conclusões. E com conclusões erradas ou precipitadas, a probabilidade é que as providências sejam inócuas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?