COMO MEDIR A PRIMEIRA EFICIÊNCIA DE UMA EMPRESA

A primeira eficiência de uma empresa é aquela relacionada com a natureza do negócio, com a sua atividade fim, com o núcleo em torno do qual todas as outras coisas se aglomeram. A eficiência econômica de um empreendimento se mede pela lucratividade. Se estamos diante de um negócio que mantém a sua margem de lucro ao longo do tempo, estamos diante de um negócio eficiente.  A primeira eficiência é a produtiva ou comercial, a depender se a empresa trata-se de industria, comércio ou serviços. O indicador que mede esta eficiência é a margem bruta. 

Para medirmos o patamar de eficiência produtiva ou comercial, começamos em separar as receitas em operacionais e não operacionais. Selecione nas primeiras. aquelas relacionadas com as vendas dos produtos ou serviços e nas segundas todas as outras. Agora, você vai deduzir destas receitas os impostos que são calculados sobre ela, as comissões, os descontos, as trocas, e tudo mais que reduz o preço liquido, aumentando de volume juntamente com ela. Se os impostos forem calculados sobre o resultado não entram nesta conta. Depois, você vai deduzir o custo das mercadorias vendidas, produtos vendidos ou serviços prestados. Em um comércio por exemplo, ele é composto daquilo que você tirando estoque para vender ou baixa por perda, do frete e dos impostos sobre a operação de compra. O que sobra é a sua margem bruta e ao dividí-la sobre as receitas operacionais, você tem um percentual que significa a primeira eficiência da empresa. 

Ela envolve a relação entre preços de venda e de compra. E também entre volume de vendas, volume de bens e recursos consumidos para efetuá-las. Traduz como a empresa lida com estas variáveis e se está indo bem ou mal, definindo todo o resto da operação. Se a eficiência produtiva de um negócio for baixa, ele terá menos possibilidades de financiar despesas, menos capacidade de pagamento e menos possibilidade de lucro líquido. O inverso é totalmente verdadeiro. A eficiência produtiva é determinante para a vida de um negócio. Ela informa se o seu cerne está economicamente bem, se a sua natureza está essencialmente producente. Sem ela, nenhuma empresa prospera. 

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