OS PILARES DA GESTÃO ESTRATÉGICA

Quando as pessoas não olham para frente, acabam por olhar para os lados e para trás. Isso significa dizer que quando não entendem a sua missão e a visão do negócio o qual pertencem, quando não possuem objetivos e metas que sirvam de referenciais, acabam utilizando o outro como parâmetro, adotando condutas de manutenção da zona de conforto, detendo-se em rancores do passado, justificando seu comportamento com a experiências antigas. Tudo isso amarra a organização em uma espiral que dificulta o seu desenvolvimento.

As pessoas são cheias de qualidades e defeitos. Somente um horizonte é capaz de atenuar as diferenças e possibilitar que maximizem o que possuem de melhor. Faz com que se voltem para algo fora de si mesmas. Quanto mais este desafio tiver sido encontrado e definido com a participação delas, maior será a motivação para alcança-lo. Por isso, devemos sempre ter nas instituições, unidades ou mesmo setores, alguns elementos de gestão estratégica: a) Missão: Qual a nossa razão de existir, o que fazemos, como e para quem. b) Visão: Onde queremos chegar e quando. (longo prazo) c) Valores: No que acreditamos, o que norteia nossas condutas no cotiriano. d) Objetivos: O que precisamos realizar e quando. (curto e médio prazos). e) Estratégia: Como vamos alcançar nossos objetivos. f) Metas e Indicadores: Como saber se estamos realizando adequadamente nossas estratégias e objetivos.

È importante que sejam possíveis, negociados e estimulantes. O conjunto desses pilares devidamente implantados, harmonizados e coerentes, transforma uma estrutura desarticulada num organismo integrado, sendo também poderosa ferramenta de transformação da cultura organizacional.

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