DIFERENÇAS ENTRE LUCRO E SALDO DE CAIXA

Não é raro ouvir gestores confundir lucro com saldo financeiro. Eles referem-se com frequência ao dinheiro que sobra na conta bancária como lucro e outros se perguntam onde está o dinheiro que apareçe no lucro do Demosntrativo de Resultados. Com isso, por desconhecimento eles cometem um dos mais comuns e perigosos erros de gestão fiannceira, pois lucro e saldo de caixa são coisas bem diferentes.

Lucro é uma margem que indica a eficiência economica da operação, informa rentabilidade. Saldo de caixa tem haver com liquidez e disponibilidade financeira: Significa dinheiro. Lucro não.

O lucro deve ser apurado pelo "regime de competência" onde os eventos são considerados pela data em que foram originados independente se foram pagos ou recebidos. Já o saldo financeiro é apurado pelo "regime de caixa" onde os eventos são considerados pela data efetiva do recebimento ou desembolso, independente da data em que foram originados.

Para apurar o lucro devemos contrapor então as receitas faturadas e os gastos (custos e despesas) incorridos no mesmo período de tempo. Para se chegar no saldo de caixa devemos considerar o saldo inicial, somar com as entradas e deduzir as saídas.

No lucro trabalhamos com duas variáveis (quantidade e unidade monetária) que impactam na sua formação. No saldo de caixa temos que lidar com três variáveis (quantidade, unidade monetária e prazos) que impactam no seu resultado final. Isso quer dizer que as políticas de crédito e recebimento, de liquidação do contas a receber, de investimento em estoques e períodos de pagamento afetam o saldo de caixa, que também é afetado pelo lucro.

A relação entre lucro e saldo de caixa é bastante intensa apesar das diferenças. Se os prazos de recebimento e pagamento forem todos zero, por exemplo, lucro e saldo de caixa seriam iguais se não  fossem as contas nao desembolsáveis como depreciação e provisões para devedores duvidosos. Se o saldo de caixa é alto e consigo aplicar o excesso gerando receitas financeiros, consigo aumentar o lucro. Por outro lado, se o saldo de caixa é insuficiente e preciso de financiamento, as despesas com juros reduzem o lucro.

Na teoria de finanças, no longo prazo lucro e caixa são iguais. No curto prazo, lembro que são diferentes. Lucro é informado pela Contabilidade através dp DRE. Saldo de caixa pelo Financeiro, através do Fluxo de Caixa. Todo gestor precisa saber exatamente estas diferenças.

Tibério Rocha Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?