OS PERIGOS DA CÓPIA


Benchmarking é a prática empresarial de buscar soluções já adotadas para usar como referenciais em melhores resultados. Os japoneses fizeram isso quando foram aprender com as empresas americanas, desenvolveram o seu próprio Know-How e depois superam em muitos pontos os EUA. Plágio é diferente. Ele se dá quando alguém diz ser seu algo criado por outra pessoa. Já a Cópia é a simples reprodução de alguma coisa sem usar o processo de melhoramento ou criação. Os três são comuns nas empresas. Quem faz benchmarking aprende e melhora. Quem plageia apropria-se do que não é seu. Quem copia corre o risco de disseminar algo que não é adequado.

No mundo corporativo existem cópias de empresas para empresas, de setor para setor, de pessoa para pessoa. Quem copia na verdade admira o seu alvo. Gostou mas não pôde fazer ele mesmo. O problema é que a cópia pode trazer não conformidades as vezes muito incômodas. Copiar políticas adotadas em uma filial e aplicá-las nas outras, por exemplo. Pode não ser o ato mais inteligente porque as realidades são diferentes. Copiar soluções adotadas por um gestor em uma situação e adotá-las em outra situação com uma outra pessoa: Grandes chances de problemas futuros. Quem copia acha que está fazendo um bom negócio, mas na verdade está fazendo algo simplório, pois cada ação ou projeto deve ser ajustado a circunstância em que vai ser aplicado. Depois o que é melhor ter na empresa: Uma máquina copiadora ou um executivo gerando soluções adaptadas às necessidades ?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?