O CIMENTO DAS INSTITUIÇÕES



A ética é fundamental para se manter a confiança no relacionamento humano e corporativo. Condutas antiéticas podem prejudicar os resultados no medio e longo prazos, e em alguns casos podem levar até a extinção da instituição. Sem ética não há confiança, sem confiança não há relacionamentos, sem relacionamentos não há unidade nem coesão. As famílias e as empresas se desagregam quando não há ética.

A confiança na relação com fornecedores pode trazer muitas vantagens competitivas. Produtos com qualidade entregue entregues no tempo certo ou até antes do tempo rpevisto, inspeções everificações mais rápidas, prioridade nas compras são alguns exemplos. Na relação com os consumidores, os ganhos referem-se ao acréscimo de novos clientes, as vendas são mais previíveis, o tempo gasto para fazê-las diminui, são outros exemplos. Com os colaboradores, dá sentido ao trabalho, aumenta o comprometimento e o vínculo com a empresa. Fomenta os resultados. Em todas essas dimensões, a transparência é essencial. Atualmente, não se pode imaginar conseguir manter verdades incovenientes sob controle absoluto.

Vale dizer que cumprir a lei não faz de uma empresa, uma organização ética. Isso é apenas o começo. Na verdade, a ética transcende os limites da obrigação e do simples cumprimento de normas. As empresas só podem começar a serem vistas como éticas quando fazem as coisas certas não por imposição mas sim por responsabilidade e compromisso. Ou seja, somos éticos quando fazemos o que e certo quando ninguém nos obriga.

Nas empresas, pode ser considerado atitude antiética dizer que uma idéia é sua quando é de outra pessoa,. dizer que um trabalho é seu quando outros fizeram, omitir-se em revelar problemas que existem., sonegar informações úteis para o desempenho de colegas, falar mal dos outros, usar patrimônio da organização em benefício próprio, entre outros atos.

Referencia: Gestão de Pessoas, Janaína Ferreira Alves, IBMEC.

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