COMO REMUNERAR O PESSOAL



Historicamente a remuneração das pessoas nas empresas está relacionada ao cargo e não aos resultados que elas obtêm. O fato é que cargos idênticos recebem remuneração idêntica. Apesar de usual, essa forma tende a estagnação e desmotivação, sendo necessárias outras ferramentas de RH. O ideal é que a remuneração das pessoas numa empresa, seja pensada de forma estratégica, adotando elementos fixos e variáveis, estes relativos aos resultados devidamente estabelecidos e alcançados.

Existem várias formas de remunerar as pessoas. A remuneração funcional é o salário fixo levando em consideração a função, a necessidade de equidade entre os cargos e compatibilidade com o mercado. Esta é a forma mais comum. A remuneração por habilidades considera aumentos relacionados com tempo de treinamento, as habilidades para o novo cargo, o domínio de conhecimento e a prontidão para execução das tarefas. O salário indireto que são benefícios que vão de financiamentos, aluguel de carros e casas, reembolso de supermercado, escola, pagamento de plano de saúde, entre outros. 

A remuneração variável normalmente é uma parcela da remuneração total e está relacionada com os resultados e/ou com participação nos lucros. Pode ser praticada através de bônus e gratificações também. Esta forma transforma custo fixo em variável e atrela os ganhos pessoais ao desempenho da empresa ou do setor. Essa forma maximiza o potencial humano e direciona as pessoas para os objetivos da organização. Na participação acionária executivos recebem ações da empresa como forma de remuneração, que além recompensar fideliza o colaborador o tornando co-proprietário da empresa. 

A política de remuneração deve ser vista pelo gestor como fonte de vantagem competitiva e não como desembolso, como um investimento e não como despesa. Pois as pessoas são um dos ativos mais valiosos para as empresas no mundo contemporâneo.

Fonte: Gestão de Pessoas - Janaina Ferreira Alves - IBMEC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?