ATRIBUTOS E ATRIBUIÇÕES DO LIDER




O líder deve ser capaz de inspirar as pessoas. Existem muitos estilos. Autocráticos quando são muito diretivos e deixam pouco ou nenhum espaço para a participação, democráticos quando envolvem a equipe nas decisões e são voltados para as pessoas, liberais quando delegam autonomia ao grupo, tradicionais quando são impositivos e pensam que todos devem ajustar-se a ele, possuem visão de curto prazo e concentram-se em controle, ou holísticos quando são líderes eficazes usando informações, desafiando processos, respeitando pessoas, capacitando os outros, desenvolvendo equipes, sendo estratégico. 

Existem muitos tipos de líderes pelo mundo mas é concenso entre pesquisadores e autores que a honestidade é o mais importante entre outros 255 atributos. Além deste, espera-se que eles sejam competentes, decisivos e visionários;, realizem reformulações de empresas com problemas; iniciem empreendimentos; desenvolvam novas linhas de produtos e/ou serviços; realizem outras transformações nas empresas; consigam que seus gerentes cortem custos; aumentem eficiência; utilizem medidas de controles; estabilizem processos na organização

Com base em Kouzes e Posner veja quais são as 10 atribuições do líder:

1. Busca de oportunidades -  As oportunidades de desafiar o status quo costumam fazer aflorar aptidões e talentos que as pessoas não sabem que possuem. Além disso, o desafio é o ambiente motivador para a excelência.

2. Experimentar e assumir riscos - Praticando um novo esporte você conseguiu ser perfeito da primeira vez? Inovação exige que se assumam riscos calculados, pois “você tem que ser corajoso o suficiente para falhar como líder”, diz Olle Bovin, Gerente Geral da HP Europa. Em suma, não vá onde o caminho pode levá-lo, vá para onde não houver caminho e deixe uma trilha.

3. Recrutar e selecionar outras pessoas - Conhecer seus seguidores e falar sua linguagem.

4. Pressentir o futuro - Inspirar uma visão compartilhada, pois a capacidade de visão será a força que inventará o futuro.

5. Fomentar a participação - “Nós” é a palavra mais importante de um líder.

6. Comemorar realizações - Reconhecer cada meta alcançada e vibrar com a vitória em cada desafio é extremamente estimulante e encorajador.

7. Reconhecer contribuições individuais - Criticar em particular, elogiar em público, mudar o modelo de crítica sistemática pelo oportuno elogio sincero.

8. Planejar pequenas vitórias - Estar sempre vigilante a respeito das pequenas coisas que fazem uma grande diferença.

9. Dar o exemplo - Ser claro sobre suas crenças, sobre negócios e ter comportamento coerente com suas palavras.

10. Fortalecer os outros - Fazer com que os outros se sintam fortes, capazes, comprometidos, com senso de propriedade e saber ser liderado, quando necessário.


Fonte: Gestão de Pessoas, Janaina Ferreira Alves, IBMEC

Comentários

  1. Vim da Paula pra conhecer teu blog.

    Realmente HONESTIDADE é o mínimo que se deve exigir e como anda faltando nos dirigentes de tantos setores, principalmente na política...

    abraço,chica

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  2. È verdade, Chica.
    Obrigado pelo comentário.
    Abs,
    Tibério.

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