OS MAIORES SEGREDOS DA MOTIVAÇÃO


 Motivação é uma força interior, um impulso um intenção que leva alguém a fazer ou agir de certa forma. O comportamento humano é norteado por objetivos, logo é muito importante associar fatores motivacionais a estes objetivos. Estes farores influenciam diretamente no comportamento e no desempenho na empresa.

Shari Caudon realizou uma pesquisa junto aos maiores gurus americanos de motivação e consolidou os 20 fatores mais importantes:

  1. Dar aos colaboradores as informações necessárias para a realização de um bom trabalho (inclusive por meio de treinamentos).  
  2. Dar feedback regular aos colaboradores.
    1. Solicitar idéias aos colaboradores e envolvê-los em decisões sobre suas funções.
    2. Criar canais de comunicação fáceis de usar.
    3. Aprender com os próprios colaboradores sobre aquilo que os motiva. 
    4. Aprender quais as atividades desenvolvidas pelos colaboradores quando dispõe de tempo livre.
    5. Cumprimentar pessoalmente o colaborador por um trabalho bem-feito.
    6. Reconhecer o poder de sua presença física, em sua posição de líder.
    7. Enviar uma mensagem escrita ao colaborador elogiando seu desempenho.
    8. Reconhecer publicamente um trabalho bem-feito.
    9. Promover reuniões destinadas a comemorar o sucesso do grupo.
    10. Dar ao colaborador uma tarefa desafiante para executar.
    11. Verificar se o colaborador dispõe das ferramentas para realizar o melhor trabalho.
    12. Reconhecer as necessidades pessoais dos colaboradores.
    13. Usar o desempenho como base para promoção.
    14. Adotar uma política abrangente de promoção dos colaboradores.
    15. Enfatizar o compromisso da empresa com a manutenção do emprego a longo prazo.
    16. Estimular o sentido de cooperação e equipe.
    17. Remunerar as pessoas de forma competitiva, em função do que elas valem.
    18. Dar aos colaboradores uma razão financeira para serem excelentes. Isto significa incluir participação nos lucros.
      Motivação tem haver também com a teoria da profecia auto realizável. Nela acredita-se que quanto mais as pessoas acreditam que algo vai acontecer, mais elas podem influenciar o seu acontecimento. Tem haver também com o chamado efeito Pigmalião que indica que tendemos a corresponder e agir de acordo com as expectativas sobre nós. Na vida corporativa quem costuma ver mais o lado bom das pessoas e situações, quem acredita mais nos outros, age de acordo com estas crenças e acaba potencializando o que os outros tem de melhor. Ao contrário, quem olha mais o lado negativo, acaba contribuindo para que o outro não mostre o melhor de si, impactando negativamente nos relacionamentos.

      Agora se você quer saber para que precisamos de uma pessoa motivada, basta lembrar que elas apresentam maior produtividade, maior criatividade, maior envolvimento na solução de problemas, visão diante das oportunidades, coragem para enfrentar desafios e facilidade para trabalhar em equipe. Somente.



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