BOAS ENTREVISTAS DE SELEÇÃO


As entrevistas podem ser dirigidas com uso de questionários, não dirigidas quando basea-se nas perguntas do entrevistador ou mistas. Envolve preparação prévia inclusive do ambiente adequado. Deve refletir a ultura da empresa e as condições em que a pessoa vai atuar. Se vai trabalhar sob pressão as perguntas devem investigar o candidato nesse aspecto. comummente usa-se perguntas sobre realizações passadas para avaliar o potencial futuro e até perguntas fora do contexto para verificar a reação do candidato a situações imprevistas. O foco não é somente o que o candidato responde mas como ele responde.

As respostas do candidato sinalizam o seu perfil e variam de acordo com o entrevistador. Cada uma delas, forneçe uma peça do quebra-cabeças. Quais são seus objetivos na empresa ? Que projetos você realizou no seu último emprego ? Por que deseja trabalhar conosco ? Por que deveríamos contratá-lo ? Você já teve alguma frustação ? Fale sobre um problema de relacionamento no trabalho e como você se conduziu ? Conte como você lida com divergências ? Relate fatos nos quais você foi elogiado pelos colegas de trabalho ? Quais os seus planos daqui a cinco anos ? Quais as suas caracteristicas boas e más ? Quais as suas atividades de lazer ?

A escolha de uma candidato é essencialemnte um processo subjetivo e o entrevistador precisa tomar alguns cuidados. É preciso não influenciar-se com primeiras impressões nem considerar todas as caracterisitcas como boas quando se gosta de alguma (efeito de Halo) ou todas como ruins quando não se gosta de alguma (efeito de Horn). O entrevistador deve evitar preconceitos, confiar somente na experiencia do candidato, falar demais, deixar de ouvir e perceber, ou buscar somente pessoas espelhos de si.

Referencia: Gestão de Pessoas - Janaina Ferreira Alves - IBMEC 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?