PARA COMUNICAR MELHOR



Comunicar-se bem é uma ferramenta valiosa para um gestor. Fazer com que a mensagem chegue ao receptor com o mínimo possível de ruído, que o códigos seja compreendidos, são desafios cotidianos que devem ser vencidos para obter-se bons resultados. Problemas de comunicação podem gerar problemas muito maiores. Alguns autores defendem que 80% dos problemas nas empresas são gerados por eles.

A comunicação verbal tem a vantagem de ser rápida e possibilitar o feedback instantâneo, mas pode haver distorção da mensagem, A comunicação escrita pode ser mais exata, posteriormente verificável, mas requer mais tempo para o preparo e dificulta o feedback. A rede de boatos é um meio informal muito comum nas empresas e deve ser considerada pelo gestor. Os e-mails muito usados hoje em dia, possuem baixo custo e grande poder de distribuição, são mais rápidos para a preparação, mas não são adequados para tratar de questões com conteúdo emocional ou conflituosas. A comunicação não verbal inclui linguagem corporal como gestos e expressão facial, bem como entonação verbal a exemplo do tom da voz ou ênfase em palavras. Complementa a comunicação direta e verbal, mas pode causar distorções por erro de interpretações. 

O ideal é uma comunicação coerente com os três “V” (verbal, vocal e visual). No entanto, o impacto destas três formas possui pesos diferentes. O conteúdo verbal tem 7%, o som que empregamos na linguagem tem 38% e a expressão corporal tem 55% ! Isso significa que 93% da comunicação se relaciona com a entonação da voz e a questão visual.

Existem muitas barreiras para uma comunicação eficaz. A filtragem ou manipulação do conteúdo que pode acabar prejudicando a compreensão da mensagem original, a sobrecarga de informações, o uso de jargões, termos técnicos ou excesso de formalidade, a percepção seletiva do receptor e até as diferenças culturais. Para ajudar, o emissor deve simplificar a linguagem e conter as emoções. O receptor deve ouvir ativamente, sem criticar mentalmente, buscando compreender o ponto de vista de quem fala. Outra recomendação muito válida é reduzir a tensão na comunicação que tem a possibilidade de aumentar problemas que na verdade são bem menores.

Referencia: Gestão de Pessoas, Janaina Ferreira Alves, IBMEC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?