A GESTÃO DO CONHECIMENTO




Cada vez mais aumenta a preocupação nas empresas com o processo de captar, organizar e disseminar o conhecimento coletivo nas empresas. O objetivo é permitir fácil acesso e compartilhamento das informações geradas, além de levar a informação certa para a pessoa certa no momento que ela precise.

Um bom projeto de gestão do conhecimento na empresa precisa contar com um banco de dados. Mas é preciso definir quais são conhecimentos relevantes para a organização, implantar redes informatizadas para captação e distribuição, e fomentar uma cultura que incentive e recompense o compartilhamento do conhecimento.

Estudos como de Collins e Porras, Nonaka e Takeuchi, apontam que empresas bem sucedidas no ambiente competitivo são aquelas que transformam o aprendizado do dia a dia em diferencial. Estas empresas possuem grupos de pessoas com diferentes formas de pensar que atuam produzindo e disseminando conhecimento sobre a estratégia, a cultura, os produtos e serviços, aprimorando competências e contribuindo para a sustentabilidade das vantagens competitivas.

A área de RH é a responsável em montar um projeto de gestão do conhecimento e mobilizar as pessoas neste sentido com treinamentos e sensibilizações. Ele só tem sucesso com a adesão e participação das pessoas que fazem a organização.

Referência: Gestão de Pessoas - Jananina Ferreira Alves - IBMEC 

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