OS PAPEIS NAS EQUIPES



O papel do gestor de equipes inclui comunicar  a visão e as metas da organização, além de facilitar e viabilizar todos os recursos necessários para que sua equipe alcance os resultados esperados. Dessa forma, a equipe poderá desempenhar seu papel de forma eficaz. Cabe a ele o alcance das metas da organização; os objetivos que apóiem as metas; os processos para alcançar os objetivos; as medições para os objetivos; as metas pessoais em linha com as metas da organização; 

Numa equipe as normas são importantes porque orientam e direcionam os comportamentos para a realização dos objetivos; oferecem uma estrutura para tratar o comportamento inadequado e estabelecer suas consequências; asseguram que todos os membros conhecem e concordam com seu papel na equipe.

Quando os papéis estão bem definidos, as equipes tornam-se autogerenciadas e os objetivos são alcançados mais facilmente. Desta forma, se todos conhecem suas responsabilidades pelas tarefas e ações específicas, haverá redução da incerteza sobre o que se espera que as pessoas façam. A definição de papéis proporciona também a redução dos conflitos por ambiguidade de papéis nas equipes, já que todos sabem os comportamentos esperados e as ações relacionadas com cada função.

Fonte: Gestão de Pessoas, Janaina Ferreira Alves, IBMEC.

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