CONHECENDO A AVALIAÇÃO 360 GRAUS




Este tipo de avaliação de desempenho busca reunir as percepções do círculo de pessoas relacionadas com o avaliado, sendo mais adequada para empresas que adotam filosofia de trabalho em equipe e programas de qualidade total. 

A quantidade de avaliadores pode variar de 5 até 10 por funcionário e é composta do superior imediato, dos pares, dos subordinados, do próprio avaliado, e as vezes inclui clientes e fornecedores. Em outras palavras, estão envolvidos todos os clientes externos e internos. 

Os questionários devem ser confidenciais e não existem modelos únicos. Cada empresa deve desenvolver o seu. Recomenda-se aferir o foco no resultado, o estilo de trabalho, as habilidades de liderança, a comunicação, o relacionamento interpessoal, o relacionamento com clientes e fornecedores, a motivação para alcançar os objetivos, entre outros.

A metodologia para este tipo de avaliação envolve treinamento e sensibilização dos colaboradores, escolha aleatória de avaliadores, aplicação do questionário, tabulação de resultados e geração de relatórios estatísticos confidenciais. Após a compilação dos dados, deve-se fornecer o feedback para o avaliado.

A avaliação 360 sofre influências dos recursos e sistemas de trabalho existentes, dos gestores, do clima e cultura organizacionais, do nível de recompensas e benefícios. Se bem feita promove a comunicação e troca de experiências, o comprometimento com resultados,  melhorias nos relacionamentos, motivação, postura para buscar soluções e o crescimento corporativo.

Fonte> Gestão de Pessoas - Janaina Ferreira Alves - IBMEC

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