TREINAR E DESENVOLVER COMPETÊNCIAS




O treinamento tem como objetivo preparar pessoas para a execução de tarefas nas empresas. Além disso, através dele podemos obter algumas mudanças de atitudes e comportamentos. Quando introduzimos novos equipamentos, novos processos ou mudanças nos cargos, quando há queda na produtividade ou qualidade dos resultados, aumento dos acidentes ou violação de normas, aumento de reclamações de clientes ou colegas de trabalho, é sinal da necessidade de treinamento. 

Normalmente buscamos desenvolver as habilidades de linguagem, técnicas, para soluções de problemas ou interpessoais nestas ações. Recentemente, podemos considerar também habilidades éticas, em função da importância que este assunto está adquirindo nas empresas. Os treinamentos podem ser formais quando são planejados e estruturados previamente, incluindo leitura, observação, audição e vivências. Informais quando ocorrem de maneira eventual e sem forma definida, como troca de informações entre colegas. No trabalho quando veteranos encarregam-se de ensinar os novatos ou fora do trabalho em sessões formais. Há ainda a forma e-training através de cursos on-line muito usada atualmente. 

Para o desenvolvimento pessoal, uma boa ferramenta é montar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) que contem as metas pessoais, tarefas e recursos para as mesmas, servindo como base para o processo de coaching.

Referência:  Gestão de Pessoas - Janaina Ferreira Alves - IBMEC 

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