LEMBRE DA CULTURA ORGANIZACIONAL

 
A forma de agir e pensar das pessoas que componhem uma empresa, traduzem a sua cultura organizacional. E isso acaba influenciando o sucesso que esta empresa vai ter no mercado. Ela define a personalidade da orrganização, ou seja, o que distingue uma empresa de outra. Também promove um senso de identidade, importante para o comprometimento com os valores da organização, inspirando coerencia das atitudes dos indivíduos que dela fazem parte.
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Para identificar a cultura organizacional podemos por exemplo ouvir as histórias do dia-a-dia da empresa. Elas refletem os valores e comportamentos típicos. podemos também observar os rituais como eventos formais e informais que se repetem. Os simbolos materiais e ambientes também sinalizam essa cultura.  A linguagem é outro elemento importante.

É impossível gerenciar completamente uma cultura organizacional, mas existem ferramentas que se bem usadas podem ajudar nesse processo. O processo seletivo é uma delas que já estar formatado para este fim. A socialização de novos colaboradores também. O programa de treinamentos é outra ferramenta valiosa porque além de capacitar pode transmitir valores e condutas. A avaliação de desempenho voltada para reforçar a cultura organizacional é outra possibilidade valiosa e por fim os sistemas de recompensa, que servem como reforço positivo.

O clima organizacional é na verdade o nivel de satisfação dos colaboradores com a cultura da empresa. Ele reflete isso em vários momentos, deve ser percebido pelo gestor e pesquisado com questionários adequados a cada empresa. O clima interfere na produtividade das pessoas que por sua vez influencia a competitividade da organização. Ele também é afetado por conflitos internos e questões pessoais dos colaboradores, além de aspectos políticos, sociais e economicos externos, mas é a cultura organizacional que responde pela maior parcela da sua composição.

Atualmente, qualquer profssional deve considerar estas perspectivas no processo de gerenciamento de pessoas e empresas, se desejar obter melhores resultados no seu trabalho. È isso aí.

Referência: Gestão de Pessoas, Janaine Pereira Alves, IBMEC.

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