EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO


As equipes de alto desempenho possuem fatores em comum. Vamos conferir quais são:

Tamanho das equipes de trabalho - Geralmente, as melhores equipes de trabalho tendem a ser pequenas (menores que doze), porque um número maior de pessoas, via de regra, não consegue desenvolver a coesão, o comprometimento e a responsabilidade mútua necessários a um desempenho elevado.

Aptidões dos membros - Os membros de equipes eficazes possuem três tipos diferentes de habilidades: conhecimento técnico, aptidões para resolução de problemas e tomada de decisões e habilidades interpessoais. Nenhuma equipe consegue maximizar o desempenho sem esses três elementos, e é crucial a existência de uma composição certa. Ou seja, em uma equipe alguém precisa ter conhecimento técnico para fundamentar as decisões que serão tomadas, contudo, a habilidade interpessoal é necessária para harmonizar as diferenças. 

Estabelecendo metas específicas - Equipes bem-sucedidas traduzem sua missão comum em metas de desempenho específicas, mensuráveis e realistas. Desta forma, mantêm-se concentradas em seus resultados. Como exemplo, podemos citar a maior preocupação que as empresas vêm tendo em estabelecer metas diárias, semanais, quinzenais etc. Dessa forma, todos sabem antecipadamente e de forma clara que resultados são esperados de cada membro.

Atribuindo responsabilidade - Algumas pessoas “encostam-se” no esforço grupal para que suas contribuições não possam ser identificadas. Equipes de alto desempenho minimizam essa tendência mediante a exigência de responsabilidade para com o propósito, metas e abordagem da equipe.

Comprometendo-se com um objetivo comum - Equipes eficazes possuem uma missão comum e significativa que dá aos seus membros direção, ímpeto e comprometimento.

Avaliação de desempenho e sistemas de recompensa adequados - Para promover a responsabilidade individual e coletiva entre membros da equipe, devem ser modificados os sistemas tradicionais de avaliação e recompensa para contemplar o desempenho da equipe. A prática de avaliações de desempenho individual, salários fixos e incentivos individuais não são compatíveis com o desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

Distribuindo papéis e promovendo a diversidade - Equipes de alto desempenho são dotadas de pessoas certas ocupando todos os papéis-chave (criação, organização, produção etc.), selecionadas segundo suas habilidades e preferências. As responsabilidades de um determinado “papel” precisam ser definidas e acordadas pelos membros da equipe. Os papéis podem ser funções permanentes ou temporárias que são alternadas entre os membros, o que irá formar as habilidades dos membros da equipe. Os membros das equipes autogerenciadas, frequentemente, possuem vários papéis que devem ser revisados regularmente. Os gerentes podem promover o trabalho de equipe eficaz mediante a compatibilização das preferências individuais com as demandas de papéis na equipe.

Fonte: Gestão de Pessoas, Janaina Ferreira Alves, IBMEC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?