A MODA DAS FERRAMENTAS DE GESTÃO


Como em qualquer área profissional, existem modas na administração de empresas. Você mesmo já deve ter ouvido falar em alguma delas. Reengenharia por exemplo. Assim como as roupas, elas aparecem e se vão, voltam com outro formato, caem no gosto popular, são esquecidas, vão para as vitrines, enfim, o movimento parece ser o mesmo das passarelas.

Há 10 anos, através de um livro tomei conhecimento do coaching, como uma técnica muito interessante para direcionar a equipe. Algo de uso corporativo que inclusive passei a utilizar com meu pessoal sempre que possível. Se naquela época eu falasse esse termo poucas pessoas saberiam o que era. De uns tempos para cá, o coaching  virou moda e podemos vê-lo em cursos, certificados, conversas e no cotidiano fora das empresas. O que seria para mim uma ferramenta para gestores, passou a ser usado e vendido por psicólogos, consultores e pessoas que fizeram cursos para ser um coach. 

Em um programa na rádio CBN um dia desses, ouvi um especialista falar de como o coaching pode ser utilizado na vida pessoal, para ajudar as pessoas a focarem seus objetivos num tempo em torno de 3 a 4 meses. Vejam só o que é moda. Se você dissesse que ia para um psicólogo fazer uma terapia comportamental breve, talvez alguém mais desinformado pensasse que estava com sérios problemas. Hoje, se você disser que está fazendo coaching para melhorar sua vida, talvez possa ser visto como alguém moderno e atualizado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?