GESTORES SÃO MAESTROS



Assim como um maestro escolhe os músicos para uma orquestra, um gestor seleciona o pessoal da sua equipe. Buscam os melhores para execução de cada tarefa. Eles escolhem, ensinam, incentivam e repreendem. Um ensaia e o outro treina. Ambos lidam com pessoas, talentos e instrumentos bem diferentes, porém reunidos em torno de um mesmo propósito.

Assim como o maestro trabalha para a boa execução das partituras, o gestor trabalha para a boa execução dos planos sejam eles operacionais ou estratégicos. O maestro dá o timing, a hora e a forma da atuação de cada músico, conhece as suas habilidades e seus desempenhos. Um bom gestor também conhece a sua equipe. A orquestra é um pouco o maestro e um pouco cada músico que a forma, numa simbiose formidável. A equipe e o gestor funcionam da mesma maneira.

O produto do maestro é a música harmoniosa e agradável aos ouvidos. O produto do gestor é a harmonia do trabalho bem realizado, de uma equipe funcionando bem e os resultados que ela alcança. Para os olhos de um leigo, o maestro pode ser retirado pois os músicos sabem o que fazem e qualquer um pode tomar o seu lugar. Ele não enxerga tudo que foi preciso acontecer para aquele momento onde a música está magistralmente chegando aos seus ouvidos. Afinal, quem toca são os músicos. O que aquele sujeito faz ? Ora, eu posso fazer o mesmo que ele !

Para os olhos de quem entende o que é gestão, os gestores são imprescindíveis. Os verdadeiros gestores são como maestros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?