DELAY ORGANIZACIONAL



Delay é um termo técnico usado para designar um atraso entre a emissão de um sinal e a sua recepção no destino final. Este sinal pode ser sonoro ou eletrônico por exemplo. Muitas vezes podemos observar o delay quando estamos diante de dois televisores que usam meios de transmissão diferentes. No universo corporativo, uso o termo delay para entitular o tempo que leva entre o start de uma tarefa e a sua conclusão completa e total, de acordo com a necessidade e a expectativa originais. E é essa concepção que vamos usar no resto do post.

Vivemos numa época onde as pessoas estão acostumando-se a obter o que querem num simples click. O delay mundial caiu vertiginosamente desde que entramos na era da informação. Isso leva para dentro das empresas as mesmas expectativas quanto ao tempo de realização das tarefas. O ideal seria que quando um chefe pedisse alguma coisa, o tempo de retorno fosse imediato. Nesse caso, o delay organizacional seria zero e esse é o sonho azul de todo gestor.

No entanto, vários fatores concorrem para este gap ser maior ou menor. A motivação e o comprometimento do executor, bem como sua competência para a tarefa, a equipe envolvida, os recursos materiais disponíveis e operantes, a acessibilidade dos dados... enfim, nem sempre as coisas ocorrem como deviam. O chefe pede um relatório e o colaborador começa a fazer mas precisa de dados que estão com outras pessoas, a impressora não funciona por falta de manutenção, o telefone não para de tocar, a sala é invadida por pessoas pedindo informações ou ajuda, etc. e o relatório acaba demorando para sair.   

O delay organizacional também acaba tornando-se um indicador de eficiência tanto da empresa como das pessoas. Quando alguém demora muito para retornar uma tarefa, imagina-se logo que ele é incompetente, mas pouca gente reflete sobre aquilo que o impediu de responder a contento. Por outro lado, um delay baixo pode significar empresas e pessoas eficientes. Mais do que isso, pode significar uma organização eficiente. Mas é preciso saber o trabalho que dá para fazer isso.

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