O OUTRO LADO DA DEMISSÃO


 A demissão é um evento que faz parte do cotidiano das empresas, assim como as admissões.  Todos os dias pelo mundo, muitas pessoas são demitidas e muitas são admitidas, num processo natural de seleção de quadro. Porém, quem passa por ela costuma supervalorizar o fato, carregando-o de emotividade e sensação de derrota, quando na verdade poderia encarar de outra maneira.

Para quem trabalha de forma pouco profissional, sem a conduta ou resultados desejados pela empresa, a demissão é uma conseqüência esperada. Trata-se de uma questão de tempo. Mas para quem trabalha sério e com empenho, buscando corresponder as expectativas da organização, a demissão pode ser na verdade uma oportunidade de encontrar um emprego mais adequado. Portanto, não é o fim do mundo e sim o começo. Após 32 anos de Ford, Lee Iacocca foi demitido da presidência, mudou-se para a Chrysler e tirou a empresa do buraco. 

Quem faz a demissão também deve encaminhá-la de forma impessoal. Não é uma rejeição ou uma punição mas sim um contrato que está sendo encerrado. Uma das partes não está satisfeita e tem o direito de rescindir. Todos possuem seus interesses. Por isso, não devem ser cultivados mágoas e ressentimentos que invariavelmente são sinais de imaturidade. O que deve ser cultivado é a noção de carreira, continuidade e aprendizado, pois tudo na vida serve para tirarmos boas lições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?