AS TRÊS PERGUNTAS FUNDAMENTAIS

Quando você for delegar uma tarefa, cuide para que a pessoa que vai receber comprometa-se em realizá-la. Não basta somente mandar mas também identificar se existe algum entrave para a execução desejada. Não custa nada fazer o que eu chamo de as três perguntas fundamentais da delegação de tarefas. Elas devem ser feitas para si mesmo e para o outro.

A primeira parece óbvia mas muita gente não faz e acaba criando dificuldades em vez de resovê-las. Seria: Você sabe fazer ? Se a resposta for não, aprenda e ensine quantas vezes for necessário. Só passe para a etapa seguinte quando a resposta for sim. 

A segunda também parece simples todavia negligenciar o que está relacionado com ela pode impedir a conclusão adequada do trabalho. Seria: Você pode fazer ?  Se a resposta for não, promova todas as condições para que a tarefa possa ser feita. Somente passe para a próxima etapa quando a resposta for sim.

Por fim, a pergunta mais pessoal mas nem por isso menos importante. Você quer fazer ? Se a resposta for não, inexiste motivação, aptidão ou mesmo vocação para a tarefa. É o momento de pensar em outras pessoas.

Cabe à gestão da empresa, tratar para ter colaboradores em seu quadro cujas respostas para estas perguntas sejam sempre um certo e seguro sim. 

Comentários

  1. Olá Tibério. Achei muito legal seu post. Concordo, em partes, com as duas primeiras perguntas, porém, será que deve-se perguntar se a pessoa "quer fazer" o serviço? Talvez o interessante fosse manter este profissional motivado de outras formas para que ele esteja sempre disposto a realizar os serviços para os quais ele tem conhecimento. Esta motivação pode ser atingida com uma boa comunicação dentro da organização. O que você pensa sobre isso?

    Um abraço,
    Danilo Radke

    ResponderExcluir
  2. Oi, Danilo ! Que bom que vc gostou do post. Volte sempre ! Concordo com você e creio que perguntar ajuda o gestor a perceber como está seu pessoal e fomentar uma boa comunicação.
    Abs,
    Tibério

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?