A ESSÊNCIA DA SUPERVISÃO


A presença do gestor nos locais sob sua responsabilidade é muito importante. Mesmo quando existem muitos locais e são distantes, um bom líder deve esforçar-se para estar neles. Estar presente fornece uma percepção que relatórios e indicadores não conseguem fornecer.  Porém, vale lembrar que vale mais a qualidade desse tempo do que a quantidade de vezes que isso ocorre. Essa é a essência da supervisão.

Antes de supervisionar alguma coisa, você deve ter uma programação definida do que vai fazer. Isso apura a sua percepção. Mesmo assim, esteja atento aos detalhes. O ambiente diz muita coisa. A arrumação das mesas, a organização dos papeis e utensílios, a disposição dos móveis, resultam de um fluxo de trabalho racional ou sem critérios. Juntamente com a conservação das instalações, também indicam a importância que se dá ao cliente e aos visitantes. 

As pessoas também dizem muito. Se estão tranqüilas, relaxadas, simulando que estão trabalhando, ou estão ocupadas, concentradas, movendo-se rapidamente. Isso pode indicar maior ou menor volume de trabalho, melhor ou pior distribuição de tarefas, entre outras coisas. Também se estão felizes e satisfeitas ou estão tensas e frustradas, pode indicar o estilo de como estão sendo chefiadas. Por fim as informações são outro valioso ponto. Como elas estão disponibilizadas, organizadas, e como são utilizadas no cotidiano, podem ajudar a ter uma noção da operacionalidade do setor. 

Fazer uma supervisão é ter em mente que o que você vê é o resultado de atos e circunstâncias.  Saber compreender esses motivos e essas origens é outra qualidade fundamental de uma boa supervisão para assim atuar nas causas e não nas conseqüências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?