OS BONS ATRAEM OS BONS



Se você observar bem, no trabalho os bons profissionais atraem bons profissionais e os maus atraem os maus. Senão vejamos, um bom médico conseguirá trabalhar com o mau médico operando em sua equipe ? Um bom advogado consegue trabalhar com um mau advogado em seu escritório ? Um bom engenheiro consegue trabalhar com um mau engenheiro na mesma obra ? Não por muito tempo. Os bons profissionais possuem critérios, procedimentos e condutas que servem como uma seleção natural daqueles que estão à sua volta. 

Nas empresas, bons administradores atraem bons colaboradores e outros bons administradores também. Quem é bom, deseja ter ao seu lado pessoas que correspondam as mesmas características. Quem é eficiente deseja trabalhar com eficientes. Quem é rápido deseja trabalhar com rápidos e assim por diante. Intuitivamente e  cotidianamente, eles acabam selecionando pessoas que sejam afins. Por isso, quando uma empresa começa um processo de melhoria do seu quadro, contratando pessoas mais qualificadas do que tinha antes, ela dispara um movimento que anda sozinho. Demissões e transferências podem ocorrer, as vezes até voluntáriamente.

Trata-se de um movimento invisível como o magnetismo, mas nem por isso inexistente. Na verdade, é um fator importante no desenvolvimento das empresas e que deve ser considerado em suas políticas de RH, na capitação e manutenção de talentos, competências e atitudes estratégicas. Num mundo onde as organizações buscam maximizar o seu capital humano, considerar esta espécie de "lei da atração" é algo que não deve ser esquecido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?