A BASE DO BOM ATENDIMENTO


Podemos medir a maturidade organizacional de uma empresa, pela forma que ela atende seus clientes. Atualmente, atender bem é uma obrigação. Porém, encantar os clientes é um diferencial que poucas conseguem. Os cursos e textos sobre o assunto multiplicam-se buscando corresponder a esta necessidade, mas existem questões básicas que devem sempre estar em pauta.

De uma maneira geral, a grande maioria das pessoas sabe atender bem. Isso mesmo. Não é uma questão de saber e sim de querer. Não fosse assim, não fariam quase tudo correto mesmo sem nenhum treinamento, quando realmente querem agradar. Tudo depende de quem estão atendendo seja na vida profissional ou pessoal. Se for alguém do seu interesse, alguém que possua importância para quem atende, as coisas são feitas da melhor maneira possível.  Gentilezas, sorrisos, pro-atividade, cuidados e tudo o mais que for necessário.

O grande desafio das empresas portanto, é fazer de todo cliente esta pessoa importante que mereça toda atenção possível do pessoal do atendimento e que mereça todo o interesse pela resolução do seu caso. Mais que isso, fazer com que o cliente seja surpreendido positivamente gerando assim os momentos mágicos necessários para a fidelização. 

Além da atitude humana, o bom atendimento precisa também de estrutura como local adequado e materiais que possibilitem o andamento da sua boa realização. Ninguém fica satisfeito se estiver mal acomodado e faltar tudo, mesmo que seja gentilmente tratado. Por isso, além das pessoas, é preciso trabalhar o ambiente e todos os ítens físicos necessários na hora da interação com o cliente, pois é exatamente nesse instante que se define quais são as empresas que realmente o colocam em primeiro lugar.

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