INFORMAÇÕES GERENCIAIS


As informações são o prinicpal ativo gerencial da modernidade. Mas somente quando têm um caráter de apoio à decisão, podem ser chamadas de informações gerenciais. Em meio a avalanche de dados que nos são ofertados todos os dias, é uma grande qualidade saber escolher aqueles que realmente possuem utilidade, pois as empresas produzem enormes quantidades de informações mas nem todas são úteis para o processo decisório.  

Usando a abordagem sistêmica fica mais fácil identificar as informações mais gerenciais de uma organização e suas unidades. O ideal é mapear os processos vitais e as suas "saídas", chegando assim no que interessa. Não existe padrão pois cada empresa e cada momento possui o seu conjunto de inidcadores ou dados que são relevantes. O importante é contar com uma forma de reuní-las períodicamente para que as ações desenvovlvam-se com base nesse alicerce.

Tanto o caderninho do dono da padaria como as telas de um sistema de BI, podem conter informações gerenciais, desde que os gestores saibam compreendê-las, interpretá-las e tomar decisões acertadas em função disto. Elas devem ser consistentes, claras, coerentes e estarem disponiveis em tempo hábil, para que cumpram o seu propósito de auxiliar no gerenciamento dos negócios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?