10 ANOS DE CASAMENTO



O casamento é um dos empreendimentos mais complexos que temos na vida. Na grande maioria das vezes, entramos nele completamente despreparados para tudo que vem depois. Entorpecidos pela paixão, minimizamos as dificuldades e reduzimos as nossas condições de analisar equilibradamente as consequências. Se jovens, a imaturidade e a inexperiência dificultam os ajustes posteriores. A pouca perseverança e a falta de noção do que ele representa, acabam muitas vezes por findar relações promissoras. aumentando as estatísticas de separações e filhos largados No entanto, a maioria das pessoas deseja encontrar um par, com ele formar uma família e trilhar o resto da vida. O casamento tem os compenentes das coisas que mais atraem: Difícil e fascinante

Depois da cerimônia e da lua de mel, é preciso lidar com questões bem práticas. Orçamento doméstico, obrigações na casa, parentes, hábitos particulares, temperamento e a participação de cada um nisso tudo. A rotina do cotidiano de acordar, trabalhar, jantar, dormir, multiplicando silenciosamente suas consequências danosas. Normalmente planejamos a lista de convidados, as flores, as músicas, mas pouco pensamos para obter sustentabildiade na união.

Creio que um casal deve ter objetivos comuns. A melhor forma de compensar as diferenças que sempre existem é possuir metas convergentes. Ambos devem realmente querer estar casados com o outro, devem desejar verdadeiramente a vida em família. Cultivar projetos futuros e conjuntos também é outro bom ingrediente. Ter valores parecidos nem se fala. Isso ajuda na combinação do caráter e na forma como se vê as coisas. Renovar sempre. Jamais acomodar-se e principalmente perceber se a convivência com o outro faz de você uma pessoa melhor a medida que o tempo passa, pois o casamento é uma grande e inigualável oportunidade de amadurecimento. Amadurecimento para lidar com as perdas, com aquilo que não é de acordo com o que queremos. Para superar as crises e edificar o amor. Amadurecimento para seguir em frente e ser feliz.


O meu casamento com Paula foi um pouco disso tudo. Fomos namorados apaixonados e com 2 anos nos casamos. Ao longo de 10 anos completos no útlimo dia 23 de setembro, fomos aprendendo o caminho para conviver bem. Tivemos muitos momentos de extrema felicidade. Tivemos momentos de infelicidade também. Superamos dificuldades financeiras, fomos muitas vezes imcompreensivos com o outro. mas sobretudo, fomos amigos, amantes e companheiros. Juntos, sorrimos e choramos. Com o passar dos anos fomos adaptando a nossa casa assim como fizemos conosco.  Sempre tive certeza que gostamos de viver ao lado do outro.

No nosso aniversário ela sabiamente disse que um ciclo estava se encerrando.  Eu completo dizendo que outro está começando. Assim como o ninho que abrigou uma família de Lavadeiras em nosso terraço que partiu exatamente no dia em que fomos comemorar. A vida é assim mesmo e é preciso entender seus movimentos. Assim como aqueles passarinhos, não sei o que vai ser daqui para frente. Só sei que até o momento valeu à pena. E só sabemos depois que passa.


Comentários

  1. Que lindo post, Tibério! Merece uma divulgação...

    Desejo felicidades e muito amor a você e à Paula!

    Ah! E parabéns pelo blog!

    Seguem minhas divulgações:

    http://twitter.com/#!/silvia_az/status/10019271920844800

    http://www.facebook.com/#!/silvia.azevedo.rj/posts/136232646430283

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Silvia !
    Fiquei muito feliz com sua visita, comentário e divulgação.
    Grande abraço.
    Tibério.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?