VERDADE SOBRE CONSULTORIA


Você pode contratar o melhor consultor do mundo. Mandar buscar ele nos Estados Unidos, na Europa ou em São Paulo. Pode pagar honorários a peso de ouro. Ele pode ter feito boas coisas em outras empresas. Pode ter escrito textos maravilhosos e ter dado palestras impressionantes. Mas se você não fizer algo pelo seu negócio, se você não mudar as práticas, não observar as recomendações que ele vai dar, nada vai acontecer. Isso mesmo. Nada.

A consultoria é um serviço importante mas quem toma conta da sua empresa é você. Ela não substitui a gestão e se você assim o quer, na verdade está misturando as coisas com boa ou má intenção. O papel de um consultor é analisar e recomendar. O papel da empresa é fazer. Se não faz, não tem como ter o resultado esperado. E não adianta reclamar do consultor, da economia, dos jurados do desfile das escolas de samba ou da crise hídrica. Lamento dizer mas a responsabilidade é sua. Foi você quem contratou a consultoria, foi você quem pagou a consultoria, e se não fez o que devia ser feito, mais uma vez jogou dinheiro pela janela.

Os serviços de consultoria podem ajudar muito as empresas, mas elas precisam fazer a sua parte. Não existem milagres. Existe trabalho determinado e bem orientado. A primeira parte é a sua. A segunda é da consultoria. O contrato é um contrato de meio e não de fim. Isso significa que ela não pode garantir o resultado se você não colaborar. Na verdade, você faz parte dele. Imagine se um personal trainer tivesse que fazer os exercícios pelo cliente? Ele acompanha, orienta, estabelece um programa de exercícios, mas você é quem tem de fazê-los. Tem de ter foco, tem de ter disciplina, tem de ter perseverança, para alcançar o seu objetivo.

Quando você contratar um consultor esteja pronto para ele. Examine primeiro a sua consciência e saiba se está pronto para ouvir muitas vezes o que não quer ou o que ninguém ainda lhe disse. Ou teve coragem de dizer. Se está pronto para ser contrariado em suas convicções, para receber uma opinião independente, que não deve ter receio de ser demitido ou afastado pelo que pensa, que não só fala para lhe agradar. Se você não está pronto para isso, então não contrate uma consultoria de verdade. Isso mesmo. Consultoria para ser consultoria precisa da verdade. E esta é a primeira delas: Escute e faça a sua parte.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?