BONS SÃO OS INDICADORES

Qualquer pessoa que avança um pouco no universo do gerenciamento, já ouviu falar em indicadores. Eles são medidas que servem de referências para a gestão. Com os indicadores  você pode controlar, planejar, tomar decisões rápidas e fundamentadas. Quem domina os indicadores, domina o negócio. 
 
Mas você precisa saber compreendê-los para saber utilizá-los. Do contrário, serão apenas números sem sentido e poderão até atrapalhar a sua vida, com muito trabalho em vão para apurá-los ou com escolhas erradas em função deles. Quer um exemplo? Vejamos a Liquidez Corrente. Todos os livros definem este indicador como resultado da divisão entre ativo circulante e passivo circulante. O resultado é um número como 1,2 ou 0,8. Ele diz para você o quanto a empresa possui para fazer frente às dívidas de curto prazo. Assim sendo, uma liquidez corrente de 1,2 significa que para cada 1 real de obrigação a empresa tem 1,2 de recursos para pagar. Mas atenção: Como o ativo circulante é composto das disponibilidades, das contas a receber e dos estoques, isso não significa dizer que é imediatamente uma coisa boa. Pois um contas a receber alto ou um estoque alto podem significar falta de dinheiro no caixa. Para subir a liquidez, bastaria subir estes dois itens o que não necessariamente é uma coisa boa. 

Você pode fazer indicador de tudo ou quase tudo em um negócio. Eles podem ser econômicos, financeiros ou operacionais. Podem ser das áreas de qualidade, RH, produção, vendas ou de atendimento. Até os processos internos devem ter indicadores para serem melhor gerenciados. Fica mais fácil e objetivo. Eles podem ser simples, quando envolvem a medida de uma grandeza, ou compostos, quando relacionam duas ou mais. Aqueles mais gerenciais envolvem tempo e quantidade, todavia, quanto mais complicados, menos usuais serão. O ideal é que sejam de fácil compreensão e que tenham um nome inclusive. Um nome que possa ser usado pela equipe e que passe a fazer parte do cotidiano da empresa. 

Em um mundo de rapidez e necessidade cada vez maior de acertos, os indicadores são os maiores aliados do gestor. Mas ele precisa selecioná-los bem para não ficar com um conjunto de medidas ineficazes. Também neste assunto, quantidade não significa qualidade. Depois de conhecer bem os fatores críticos de sucesso, escolha de 5 a 7 bons indicadores, para que você consiga memorizá-los e com isso possa estar sempre com eles na cabeça, pronto para tomar as decisões. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?