BONS SÃO OS INDICADORES
Qualquer
pessoa que avança um pouco no universo do gerenciamento, já ouviu falar em
indicadores. Eles são medidas que servem de referências para a gestão. Com os
indicadores você pode controlar, planejar, tomar decisões rápidas e
fundamentadas. Quem domina os indicadores, domina o negócio.
Você pode fazer indicador de tudo ou quase tudo em um negócio. Eles podem ser econômicos, financeiros ou operacionais. Podem ser das áreas de qualidade, RH, produção, vendas ou de atendimento. Até os processos internos devem ter indicadores para serem melhor gerenciados. Fica mais fácil e objetivo. Eles podem ser simples, quando envolvem a medida de uma grandeza, ou compostos, quando relacionam duas ou mais. Aqueles mais gerenciais envolvem tempo e quantidade, todavia, quanto mais complicados, menos usuais serão. O ideal é que sejam de fácil compreensão e que tenham um nome inclusive. Um nome que possa ser usado pela equipe e que passe a fazer parte do cotidiano da empresa.
Em um mundo de rapidez e necessidade cada vez maior de acertos, os indicadores são os maiores aliados do gestor. Mas ele precisa selecioná-los bem para não ficar com um conjunto de medidas ineficazes. Também neste assunto, quantidade não significa qualidade. Depois de conhecer bem os fatores críticos de sucesso, escolha de 5 a 7 bons indicadores, para que você consiga memorizá-los e com isso possa estar sempre com eles na cabeça, pronto para tomar as decisões.
Comentários
Postar um comentário