RECESSÃO BATENDO NA PORTA

A boa notícia depois do Carnaval, é que o mercado e o governo já convergem para um PIB negativo em 2015, em torno de -0,42. Em outras palavras, além de cair agora a economia está retraindo. A confusão é tanta que não se fala abertamente em recessão, mas creio que é exatamente isso que está acontecendo. Desculpem a ironia no começo do parágrafo, mas isso de bom não tem nada.
 
A economia é o contexto onde estão imersas as empresas. Elas produzem os produtos e serviços que são consumidos pelas famílias, que por vez geram renda para as empresas, num círculo virtuoso de geração de riqueza. Se a economia vai retrair é sinal de que teremos menos dinheiro circulando, menos produção e menos vendas, mais inadimplência, mais contas a receber, mais contas a pagar, mais estoques e menos lucratividade. Somando isso a mais juros e mais inflação, o cenário de dificuldade está montado.
 
Antes do Plano Real, as empresas conviviam com inflação alta mas perdiam a capacidade de planejar no longo prazo com maior exatidão. Quando o dinheiro derrete em suas mãos, a melhor coisa a fazer é faze-lo girar e trocá-lo por outros ativos, quando isso é possível. Mas parece que os brasileiros esqueceram esta época de distorções. As críticas descabidas do governo atual ao governo anterior, parece que fez com que a sociedade brasileira desvalorizasse a sua grande vitória sobra o dragão inflacionário. E se isso for verdade, vai pagar caro novamente por este retrocesso. Uma pena.
 
Os controles financeiros nas empresas, passam a ser cada vez mais relevantes. Cenário adverso, não significa necessariamente o caos e que todo mundo vai quebrar. Somente quem não tomar os cuidados necessários. Planejamento financeiro também passa a ser uma condição fundamental de sucesso nesta adversidade. Projete suas receitas considerando o que vai ser efetivamente ser recebido. Estime seus custos e despesas de maneira conservadora, ou seja, na dúvida escolha o maior. Não navegue em mares turbulentos sem saber para onde vai.
 
Toda crise é um momento de definição e seleção. É o momento de separar a boa da má gestão. O determinado do fraco de vontade. Nem todos vão passar pelo funil chamado 2015. Procure ficar no grupo daqueles que vencerão.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?