O QUE FAZER PARA CAPITAR INVESTIDORES PARA A SUA EMPRESA ?

Tenho recebido demandas de empresas com a finalidade de capitarem ou receberem investidores, que muitas vezes serão novos sócios. Trata-se de uma missão interessante e desafiadora. De um lado, temos o empreendedor, com o seu conhecimento do negócio, com as suas dificuldades cotidianas de gestão e a sua visão otimista do próprio empreendimento, e do outro, temos o investidor, que possui as suas expectativas e peculiaridades. Dois universos bem distintos que precisam encontrar o ponto de convergência.

Acredito que é possível efetuar este up grade em um negócio, para que ele possa alçar vôos maiores, agregando capital financeiro e humano. Isto porque, sem dinheiro e pessoas você não consegue sequer tirar um projeto do papel, quanto mais fazer uma empresa crescer. No entanto, algumas providências precisam ser tomadas para que esta operação alcance o sucesso desejado. E inicialmente temos que compreender o que deseja aquele que vai injetar recursos na empresa, para corresponde-lo.
 
Todo investidor procura as mesmas coisas. Ele pode não saber, pode não definir da maneira que vou falar aqui, mas de uma maneira ou de outra, ele busca isso. Por outro lado, alguns sabem exatamente o que querem, precisamente a mesma coisa que vou dizer aqui. Quanto mais clareza de propósitos melhores são as chances de bons resultados. Os investidores querem rentabilidade, liquidez e segurança. Cada um, e dependendo das circunstâncias, possui seu próprio peso para estes fatores. Uns valorizam mais segurança, outros rentabilidade e outros liquidez. Mas invariavelmente são estas as principais coisas que eles buscam. Se não for assim, eles não são investidores. A rentabilidade define quanto ele vai ganhar. A liquidez define quando ele vai receber e a segurança define o grau de risco que esta operação possui. É isso que eles procuram.
 
Para corresponder a este conjunto de interesses, a empresa que pretende capitar investidores precisa atentar para alguns outros pontos importantes, que são desdobramentos práticos destes três fatores principais. Ela precisa ter um bom planejamento econômico financeiro que demonstre claramente quanto a empresa gerará de resultado e quando o investidor poderá começar a receber seu retorno. Este planejamento, na verdade é resultado de algo mais abrangente que podemos chamar de Plano de Negócios para Investimento, no qual além da parte numérica, devem estar demonstrados os aspectos mercadológicos e operacionais do empreendimento. Nestes aspectos internos, não pode faltar a definição da governança, contemplando transparência, equidade, prestação de contas e o processo decisório. Também devem existir mecanismos que garantam o cumprimento do plano, apontando para controladoria e auditoria.
 
As empresas que pretendem capitar investimento, precisam não só falar a linguagem dos investidores como funcionar de uma maneira mais profissional na sua gestão. Precisam perder o medo de crescer e de perder o poder sobre o negócio. Sem investimento nada cresce. No fundo, é uma escolha. Você quer continuar do tamanho que está ou quer se tornar muito maior ? Se optar pela segunda alternativa, terá que considerar o que estou dizendo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?