A INTERRUPÇÃO NO TRABALHO ATRASA A PROSPERIDADE

A interrupção no trabalho é uma epidemia no Brasil. Na grande maioria dos cargos por aqui, você não consegue começar e terminar uma tarefa sem que seja interrompido. Os agentes da interrupção são muitos. Ligações do telefone convencional, externas ou dos ramais da empresa. Mensagens do Whatsapp dos grupos ou de números individuais. Mensagens do mensseger do Facebook. Alguém que vai até a sua mesa perguntar algo. Alguém que lhe pede uma ajuda para determinado assunto. Mas também a falta de informação suficiente para concluir o serviço, falta de material adequado, queda do sistema, problemas na rede, e até falta de energia elétrica. Tudo isso faz com que os trabalhos durem mais do que deveriam. E não estou falando somente de escritórios não. Refiro-me também à produção.
 
O trabalho é um fluxo com começo, meio e fim. Toda vez que alguma coisa interrompe este fluxo fica de standy by. O resultado também. Toda vez que uma dificuldade aparece e precisa ser contornada, é como se fosse um desvio neste fluxo. E ele torna o caminho mais longo. Ou seja, mais tempo para realizar. E toda vez que levamos mais tempo para realizar uma coisa, que poderia ser realizada mais rápido, estamos tornando isto mais caro, mesmo que não percebamos. As interrupções são um grande problema para a produtividade.
 
A produtividade no Brasil precisa melhorar muito. Nos últimos 25 anos, ela cresceu apenas 1% enquanto que na Coréia do Sul cresceu 4,7% , no Peru 3,3%  e no Chile 2,4%. Nos últimos 20 anos, a produtividade por trabalhador no Brasil cresceu 0,6% ao ano, enquanto que nos países emergentes cresceu 3,4%. Quando comparamos com os EUA, a diferença aumenta ainda mais. A produtividade média do trabalhador americano é hoje 5 vezes a do trabalhador brasileiro. O economista Ricardo Amorim tem mostrado que para onde nós olhamos, podemos constatar que estamos muito mal neste quesito.
 
Precisamos tomar consciência que a baixa produtividade impacta diretamente no PIB, na geração de riquezas e de renda, e por conseguinte, no bem estar do cidadão brasileiro. Se formos mais produtivos, seremos mais ricos e trabalharemos menos. Quando você para de trabalhar porque foi interrompido, você na verdade está parando o Brasil e está atrasando a sua prosperidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?