QUAL O VALOR DE UMA STARTUP ?

Uma startup é uma pequena empresa que tem possibilidades de um rápido crescimento. Nem toda pequena empresa pode ser chamada dessa maneira, já que para ser classificada assim, o negócio precisa ter algumas características peculiares. Elas operam em um alto grau de incerteza e por isso o lucro esperado também é alto. Então a rentabilidade acima dos padrões habituais é fundamental. Risco e retorno são proporcionais. Elas precisam ser repetíveis, ou seja, precisam ter um modelo de negócios que possibilite a sua expansão sem a perda do formato inicial, e precisam ser escaláveis. Precisam crescer sem que os custos subam na mesma proporção. Precisam fazer o que chamamos de economia de escala.
 
O universo da tecnologia é favorável às startups e por isso, elas estão vivendo há algum tempo, um momento de grande natalidade. Em todo lugar e a toda hora, nasce uma empresa com estas pretensões. Muito parecido com o nascimento das tartarugas marinhas que eclodem dos ovos aos milhares e somente poucas conseguem chegar ao mar ( neste caso, cerca de 2 em cada 1.000), as startups vivem desafios peculiares de prosperidade. A Fundação Dom Cabral divulgou estudo recente onde informa que 25% das startups brasileiras, morrem antes de completarem 1 ano de existência. É uma taxa de mortalidade maior do que a média das micro e pequenas empresa brasileiras, que nos últimos 10 anos cresceu de 50% para mais 70%, segundo o SEBRAE. O estudo da FDC também aponta as causas. A quantidade de sócios (para cada sócio que trabalha na empresa, a chance de descontinuidade aumenta 1,24 vezes), o volume de capital investido para cobrir os custos operacionais antes das vendas alcançarem um patamar suficiente, e o local de instalação (quando está em uma aceleradora ou incubadora a chance de morrer é 3,45 vezes menor).
 
Aferir o valor de uma startup é uma tarefa muito interessante. Como um negócio que possui um patrimônio tão pequeno pode valer milhões ? De onde vem esta estimativa ? A resposta para estas perguntas é a chave para entender todo o processo. Primeiramente, é preciso entender que o valor de uma empresa, seja uma startup ou não, está intimamente ligado a sua capacidade de geração de caixa no futuro, visto que, em termos financeiros trata-se de um investimento. Para saber isso, é preciso fazer uma projeção realista desse fluxo de caixa e identificar o custo médio ponderado de capital do negócio, que será utilizado como taxa de desconto para trazer a valor presente estas projeção. Soma-se a isso, o valor da perpetuidade que considera ser a empresa um ativo perene. Então, se uma startup consegue definir as suas possibilidades de faturamento a realizar, conseguirá encontrar o seu valor através este procedimento, conhecido na literatura de finanças como método do fluxo de caixa descontado. Tenho feito alguns trabalhos exatamente nesta linha.
 
A grande etapa a ser vencida é exatamente "tangibilizar" com os pés no chão, todas as expectativas e todas as esperanças, contidas no negócio. Normalmente, os empreendedores e investidores alçam vôos bem altos. Isso porque o valor possui aspectos subjetivos na sua construção e as partes interessadas, quase sempre influenciam a sua percepção pelos próprios interesses. Um comprador por exemplo, busca minimizar o sacrifício financeiro. O vendedor busca maximizar seu ganho. Todavia, valor e preço são coisas diferentes. O segundo é a expressão monetária do primeiro, resultante do encontro entre oferta e procura. Logo, não se espante se uma empresa for vendida por um preço acima ou abaixo do seu valor calculado. O importante é determinar de maneira imparcial e tecnicamente adequada um referencial para as negociações, em torno do qual o fechamento deverá girar. Isso facilita bastante se chegar a bom termo.

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