O FATOR BOB ESPONJA

Neste carnaval, fui com minha filha e minha esposa fazer um programa que já tornou-se tradição em nossa família. Ir ao cinema, Confesso que depois que nossa pequena nasceu, conhecemos quase todos os desenhos animados do circuito. Estava em cartaz o longa metragem do Bob Esponja, aquela figura amarela e quadrada, um tanto barulhenta, que mora em um abacaxi na Fenda do Bikini, local onde também habitam o Lula Molusco, Patrick, Sr.Siriguejo, uma tal de Sandy Bochecha e muitos outros. Se você não conhece, o calça quadrada é uma surreal esponja do mar que vive aventuras atrapalhadas com um toque de exagero e estilo debiloide. Pois é, gostamos do filme e demos boas gargalhadas com as besteiras. Foi uma boa diversão.  
 
Tanto que ao chegar em casa, descobrimos na internet que Bob Esponja e seus companheiros foram criados por um biólogo marinho e que seu primeiro desenho foi ao ar em primeiro de Maio de 1999. No dia do trabalho, foi quando ele conseguiu o emprego de chapeiro na lanchonete Siri Cascudo, fazendo os famosos hamburguers de siri, que encantam a clientela. Nosso protagonista é um trabalhador entusiasmado que enfrenta uma série de desafios sempre com disposição acima da média. Assistimos estes e outros episódios e fomos à loja de conveniência comprar hamburguers para fazer  sanduiches também. Foi quando comecei a perceber que Bob Esponja enfrenta as maiores dificuldades em suas estórias, passa por situações constrangedoras, lida com colegas nem sempre tão leais, mas sempre está de bom humor, é capaz de atos de extrema grandeza e consegue vencer as adversidades. Qual seria o seu segredo ?
 
Uma esponja do mar não é lá o que podemos chamar de exemplo para as nossas vidas, mas Bob Esponja pode nos ensinar algo muito importante. Automotivação. Ele é um mestre nisso. Apesar de seu cérebro está cheio de algodão doce, seu entusiasmo consegue contornar as barreiras que a vida e os invejosos constroem, e sua boa fé o protege das armadilhas. Em cada tarefa que realiza, seja rotineira ou imprevista, emprega alta dose de energia positiva que ele mesmo produz e retroalimenta. Ele simplesmente não cede à negatividade. Não é à toa que ele é o melhor fazedor de hambúrguer de siri da região. Não é à toa que a criançada se diverte com ele e os adultos podem aprender algo com a sua hiperatividade. A gente sempre pode aprender. Basta querer.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?