SIM, EU ACREDITO NA MUDANÇA

Algumas pessoas tem me perguntado o que eu acho da manifestação marcada para 15 de Março. Elas querem saber se vai dar resultado, se vai adiantar alguma coisa, se vai ter muita gente, enfim esperam uma opinião. Então eu resolvi dizer para vocês, o que tenho respondido.

Penso que a maioria do Congresso nacional não quer tirar a presidente. Ele prefere desgasta-la porque assim muda o polo de poder do executivo para o legislativo. Com isso também muda o fluxo financeiro. Lembre que as moedas de troca são favores, cargos e além do próprio dinheiro. Este desgaste ocorreria durante todo o seu mandato. O Congresso tem sido um suporte para tudo o que está acontecendo, mas o pragmatismo impera por lá. Não espere coerência ideológica. Espere sensibilidade econômica.
 
No entanto, por causa da má gestão e do cenário político, a economia está em deterioração. A elevação dos preços controlados já está decorrendo em inflação, e os salários nunca acompanham a espiral inflacionária. O poder aquisitivo vai descer, tanto do assalariado como do bolsista. O orçamento doméstico vai sentir a restrição. Some-se a isso o desemprego, porque as empresas estão defendendo-se da retração da demanda e da falta de crescimento. Se os eleitores deste governo votaram com a carteira, serão eles mesmos que irão para as ruas para exigir que ele saia. Aliás, quando a manifestação política soma-se à consequência econômica, como no caso recente da paralisação dos caminhoneiros em 11 estados, torna-se muito mais poderosa.
 
Com paralisações e manifestações nas ruas, a centelha pode novamente espalhar-se como aconteceu em Junho de 2013, e explodir em outra onda de protesto. E o povo na rua com a economia prejudicada, é um ingrediente capaz de mover o Congresso em direção da atitude que deveria já ter tomado. Mudar o governo.
 
Sim, eu acredito. Acredito que é possível mudar e por isso vou para a rua novamente. Dentro das minhas limitações, é o que posso fazer além de opinar. Vou fazer a minha parte, porque acredito que o país pode ser melhor do que isto que está aí. Quando você não acredita, apenas fortalece aqueles que se aproveitam da sua descrença. Este Brasil não é o que eu quero para mim, para os meus filhos, para você e para os seus filhos também.  Sim, vamos mudar agora.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?