OS DOIS TIPOS DIANTE DO PROBLEMA




Não existe empresa no mundo que não possua problemas. Eles variam de tamanho, de onde estão alocados, como são gerados e sobretudo, como são tratados, mas acredite, toda empresa tem problemas.

Existem pessoas que sobrevivem nas empresas, apontando os problemas e se beneficiando deles. Na verdade, elas não se ocupam em construir as soluções, não arregaçam as mangas, nem trabalham efetivamente para resolvê-los. Não dão um dia de serviço para isso, não gastam um minuto do seu tempo nesta finalidade. Elas dedicam-se exclusivamente a criticar o trabalho alheio e apontar os defeitos. Não é incomum e acontece com frequencia que estas pessoas se beneficiem financeiramente destes mesmos problemas, e logicamente não vão querer que eles sejam realmente solucionados. Ao apontá-los ganham status, ganham poder, ganham dinheiro e tentam desestabilizar quem atua de forma diferente. Comumente, estas pessoas não assumem os próprios atos e erros, nem possuem traços de humildade pessoal ou ética profissional suficientes. Criticam os outros e indiretamente elogiam a si mesmos, como se fossem salvadores da pátria, que não são.

Por outro lado, existem pessoas que ocupam-se mais em resolver os problemas do que apontá-los. Para isso, elas dedicam o seu tempo, trabalham efetivamente para isso, concentram-se em construir soluções, e não somente soluções superficiais de curto prazo. Soluções aparentes. Mas principalmente soluções verdadeiras, que atuem nas causas e não somente nas consequencias, para que os problemas deixem de existir definitivamente. De que adianta atuar nas consequencias, para que frequentemente você tenha que voltar ao mesmo problema ? Isso é fazer parte do grupo anterior que alimenta-se deles para existir.

As pessoas que realmente trabalham pela edificação da empresa, costumam nem ter tempo de ficar criticando o trabalho dos outros, porque estão fazendo o seu. Costumam não ter tempo para ficar fofocando. Estão mais ocupadas em identificar as causas dos problemas e principalmente as soluções, bem como, ocupadas em realizá-las.

Você tem a possibilidade de cercar-se desses dois tipos de pessoas. Escolha. Porque a sua escolha fará a diferença entre empresas que ficarão no mercado e crescerão, e um inferno. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?