INFRINGIR CUSTA CARO





Para funcionar as empresas e as demais organizações possuem procedimentos e processos. Os processos são cadeias de tarefas interligadas que são realizadas sequencialmente em vários locais e por várias pessoas ou máquinas, para que a empresa funcione adequadamente. Os processos transcendem os limites físicos e a nossa percepção visual, principalmente numa empresa de serviços. Eles transpassam os setores e ligam o cliente, seja ele interno ou externo, a verdadeira agregação de valor a sociedade que justifica a existência daquela organização. Processos são muito importantes.

Algumas pessoas possuem o hábito ou não gostam de cumprir os processos e suas etapas. Elas infringem as normas estabelecidas. As normas normalmente descrevem os processos ou parte deles, aquilo que deve ser cumprido para que as coisas funcionem ou como deveriam funcionar. Esta necessidade de burlar o que está estabelecido, pode vir da vontade de se sentirem importantes, ou porque colocam seus interesses pessoais acima dos da coletividade, talvez imaginando que as organizações devam servir a elas e não o contrário. Gostam de by passar o fluxo estabelecido, para que o seu prazo ou demanda pessoal sejam atendidos. Talvez façam isso porque não tenham capacidade de entender e propor processos mais eficientes. 

Todavia, toda vez que isso acontece, é criado um grande problema para empresa. Porque toda vez que uma norma é descumprida, que um procedimento é ignorado, que um processo é quebrado, na verdade está sendo gerado um retrabalho para reparar aquele desvio. Não se engane nem tape o sol com uma peneira, alguém vai gastar o seu tempo e como isso o dinheiro investido nele, para compensar o resultado desta operação, para consertar aquilo que não foi feito corretamente desde o início. Muitas vezes essas quantias são enormes. Portanto, ser indisciplinado custa caro. O egocentrismo é economicamente e socialmente desvantajoso.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?