A SOCIEDADE DOS CARANGUEJOS




Certa vez, alguém me disse que se colocarmos um bando de carangueios numa caixa, eles não conseguem sair mesmo que ela não seja muito alta. É que quando um começa a tentar subir, os outros não ajudam e o puxam para baixo. O resultado óbvio é que ninguém sai da caixa. 

As vezes, parece que vivemos na sociedade do caranguejo. Isso porque, quando uma pessoa começa a se destacar, tentando sair da caixa social restrita em que vive, aparecem logo aqueles que criticam, invejam e até derrubam. Em algumas sociedades isso é a regra e não a excessão. Se alguém aparece de carro novo, está roubando. Se está tendo sucesso no que faz, está bajulando alguém.  Se diz o que pensa, é metido a besta. Se tem estilo próprio, é discriminado. Se está subindo na vida, vamos derrubar ele porque isso revela a nossa incompetência. É mais fácil do que aprender e também melhorar. Talvez seja por isso, que os caranguejos andam de lado, vivem na lama e possuem um cérebro pequeno que não é a parte mais importante do corpo. Se é que possuem um cérebro.

Não duvide, pois em algum momento você pode estar no meio deles. Se for numa empresa, pobre dela. Se for numa cidade, ela certamente será medíocre. Se for num país, ele será eternamente subdesenvolvido. Isso porque, as coisas só melhoram quando as pessoas deixam de se basear na vida alheia e prejudicar os outros, e concentram-se em melhorar a si mesmas com os talentos que possuem. Desta forma, terão uma verdadeira chance de sair da suja caixa de madeira, onde todos são apenas crustáceos esperando para serem fervidos vivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?