O MULTIPLICADOR DE RESULTADOS




Suponha que você tem 10 horas por dia para trabalhar. Trabalhar mesmo, porque tem gente que enrola. Nestas 10 horas, você pode fazer 10 coisas de uma hora, 20 de meia, ou 40 de 15 minutos. Quanto menos tempo você dedicar a cada assunto, menor será a profundidade que dedicará a ele. E menor será a possibilidade de resolvê-los de maneira definita, pois a análise estará comprometida. Não tem jeito. O tempo é um recurso finito e limitado. Você não pode fazer mais do que ele lhe permite. Todos só possuem 24 horas para gastar. Ou gasta bem ou gasta mal.

Imagine agora, que seu trabalho exige que você faça muito mais coisas do que a sua possibilidade temporal permite. O que fazer ? Mas quando eu digo fazer é enfrentar a situação e não estou considerando o que muita gente faz que é sair pela tangente. Você pode melhorar a sua produtividade, planejando melhor o seu tempo e melhorando as ferramentas que você usa no trabalho. Está é a primeira providência. Justiça boa começa de casa. Começe por você aquilo que você espera dos outros e para de empurrar para a vida alheia o que você deve fazer na sua.

Além disso, você pode contar com o fator multiplicador de tarefas e resultados no trabalho. Um fator formidável que pode fazer a diferença numa empresa ou em qualquer lugar: A Equipe. Ela funciona como um catalisador de realizações e é por isso que coisas como organização, definição de papéis, linha de comando, hierarquia, gestão de processos, treinamento, metas e objetivos, entre outros instrumentos são tão importantes. Isso não é conversa fiada de RH, é investimento em bons resultados, melhores lucros e mais retorno sobre os ativos e sobre o patrimônio líquido.

Tudo isso é necessário para que a equipe funcione bem, cuprindo essa missão de multiplicar resultados, de ser os braços e as pernas para que as coisas aconteçam. Quando isso não ocorre numa empresa, as pessoas trabalham sozinhas, sem harmonia e cooperação, como ilhas desoladas e desesperadas. Se atrapalham, se atropelam, se degladiam, se destroem. Toda vez que você estiver destruindo equipes, está destruindo resultados. Toda vez que você estiver edificando equipes, estará edificando resultados. Acontece que tem gente que é egocêntrico, e isso prejudica as equipes. Os egos precisam de controle e limites.

E vou dizer uma coisa. Ninguém faz nada sozinho. É muito melhor e mais gratificante, trabalhar com uma equipe. Partilhar a satisfação de superar os desafios, perceber a evolução e o crescimento das pessoas por causa disso. Nós somos melhores, quando somos muitos. Somos mais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?