O SEMÁFORO DO GESTOR FINANCEIRO




O semáforo do gestor financeiro tem quatro estágios, ao contrário dos semáforos de trânsito. Porém da mesma forma que este, se não for observado pode causar verdadeiras colisões e até desastres.

O primeiro estágio é o vermelho. Podemos chamar de operação e nele o seu tempo é consumido em atender as demandas atraves de telefonemas, e-mails, ofícios, reuniões, consertar problemas de funcionamento, orientar pessoas, tirar dúvidas, além de organizar. Enquanto você estiver fazendo isso, estará somente atuando no curtíssimo prazo fazendo o que é urgente mas não o que é importante. Na verdade, estará atuando num estágio que ainda não é o de gestor financeiro. Numa empresa não se pode extinguí-lo, mas você precisa reduzi-lo ao máximo.

O estágio posterior é o laranja. É um pouco melhor mas nem por isso mais confortável. Podemos chamá-lo do estágio dos dados, porque nele você atua na geraçao das informações, validando, verificando consistência e correção. Ele tem haver com controles operacionais e financeiros, relatórios, demonstrativos, painéis e dashboards. Ele é importante mas o tempo consumido nisso ainda não lhe dará os resultados que você precisa, pois gerar os indicadores não é a mesma coisa do que entendê-los.

O terceiro estégio é o amarelo. Nele você atua em cima das informações geradas, compreendendo e analisando-as. Podemos chamar este estágio de análise por que debruçado nos indicadores e demonstrativos, você pode estabelecer planejamentos, orçamentos, metas e tetos. O próximo passo é implantá-los.

O quarto e último estágio é o azul, e podemos chamá-lo enfim de gestão, pois aqui as decisões são tomadas e o papel do gestor é decidir, e decidir certo. Porém lembre-se que toda vez que você estiver decidindo sem as informações, apenas estará intuindo. O objetivo é dirgir com fundamento em dados concretos. Seguir pela estrada em um carro com faróis, gps e painel de instrumentos, e não somente torcer para chegar no seu destino com a ajuda da sorte. A partir daqui é que são montadas as estratégias e ações que vão fazer a empresa vitoriosa, com menos risco e mais retorno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?