CUIDE DA REPUTAÇÃO FINANCEIRA




Uma boa reputação é construída ao longo do tempo com muito cuidado e esforço. Mas existem algumas atitudes que a destroem muito facilmente. Um exemplo disto, é a pontualidade no pagamento das obrigações. Ora, se existem vencimentos eles devem ser cumpridos. Até bem porque, se isso não for feito, existem encargos de mora que aumentam as despesas da empresa, reduzindo o seu lucro. Multas e juros são pagamentos que podem ser evitados. A empresa que atrasa sistematicamente o pagamento das suas obrigações perde o crédito e a credibilidade. Mesmo trocando de fornecedores, o mercado acaba por concluir pela mau conceito da empresa. Não há como enganar a todos por todo o tempo.
O outro exemplo reside na forma como a empresa lida com as obrigações em atraso. Tudo bem, você pode passar uma má fase e atrasar algumas obrigações. Isso acontece com qualquer pessoa ou organização. Mas não dá ficar faltando com a verdade com os credores. Para quem tem dinheiro a receber, a única coisa que resolve é o pagamento. Na falta dele, o credor espera pelo menos que a empresa apresente uma expectativa para tal. Uma programação ou uma data na qual ele receba o que tem para receber. Ficar marcando datas a esmo sem cumpri-las, ficar evitando falar com o credor, ficar adiando sempre o pagamento, além de demonstrar pouca ética no trabalho, acaba por desmoralizar a empresa diante do mercado e até agravar a crise pela qual ela passa.
Já vi grandes empresas, que mesmo afundadas em dificuldades financeiras sequer recebiam os seus credores. Eles viviam perambulando pelos corredores na tentativa de alguém recebe-los e fornecer alguma esperança. Pelo menos esperança, pois dinheiro estava difícil. Para uma empresa que já está em crise, esta conduta piora ainda mais a situação. Se todos comentam que uma empresa vai quebrar, ela termina quebrando mesmo. Ninguém vai querer vender, os colaboradores vão reduzir o empenho quando deveriam aumentar, quem poderia esperar um pouco mais para receber vai antecipar o seu prazo, enfim, da mesma maneira que ocorre com os bancos, o boato gera uma corrida ao caixa para garantir o que é seu.
Também já vi empresas que não negam a dívida. Porém não pagam. E além de não pagar, elas ficam marcando datas sem a responsabilidade de saber se vão mesmo cumprir. O resultado é que descumprem e ficam marcando outras, e descumprem, sempre apresentando desculpas. Essa é uma conduta que também desgasta a empresa, construindo descrédito e desgastes.
Se você tem uma obrigação. Pague em dia. Essa é a melhor conduta. Se não puder pagar, antes de ser cobrado informe ao credor. Converse e explique sempre com a verdade. Mentiras tem pernas curtas mesmo que tenham muitas. Mais importante do que a justificativa é o agendamento do pagamento em atraso, e com ele o cumprimento do compromisso que foi assumido. Isso demonstra caráter. Negociar suas dívidas não é errado. Errado é procastinar.
A reputação financeira de uma empresa, apesar de não constar no Balanço, é um ativo valioso. Ele pode colaborar com financiamentos bancários e mais prazo dos fornecedores. Pode também ajudar no ingresso em novos projetos. Pode inclusive tornar mais leais os colaboradores e prestadores de serviço que possui. Pensar que é um ganho o descumprimento das obrigações representa um erro grandioso, pois levamos anos para construir boas reputações e bastam poucos minutos para perde-las.
 

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