CUIDE DA REPUTAÇÃO FINANCEIRA
Uma boa reputação é construída ao
longo do tempo com muito cuidado e esforço. Mas existem algumas atitudes que a destroem
muito facilmente. Um exemplo disto, é a pontualidade no pagamento das obrigações.
Ora, se existem vencimentos eles devem ser cumpridos. Até bem porque, se isso
não for feito, existem encargos de mora que aumentam as despesas da empresa,
reduzindo o seu lucro. Multas e juros são pagamentos que podem ser evitados. A
empresa que atrasa sistematicamente o pagamento das suas obrigações perde o
crédito e a credibilidade. Mesmo trocando de fornecedores, o mercado acaba por
concluir pela mau conceito da empresa. Não há como enganar a todos por todo o
tempo.
O outro exemplo reside na forma
como a empresa lida com as obrigações em atraso. Tudo bem, você pode passar uma
má fase e atrasar algumas obrigações. Isso acontece com qualquer pessoa ou organização.
Mas não dá ficar faltando com a verdade com os credores. Para quem tem dinheiro
a receber, a única coisa que resolve é o pagamento. Na falta dele, o credor
espera pelo menos que a empresa apresente uma expectativa para tal. Uma
programação ou uma data na qual ele receba o que tem para receber. Ficar
marcando datas a esmo sem cumpri-las, ficar evitando falar com o credor, ficar
adiando sempre o pagamento, além de demonstrar pouca ética no trabalho, acaba
por desmoralizar a empresa diante do mercado e até agravar a crise pela qual
ela passa.
Já vi grandes empresas, que mesmo
afundadas em dificuldades financeiras sequer recebiam os seus credores. Eles
viviam perambulando pelos corredores na tentativa de alguém recebe-los e
fornecer alguma esperança. Pelo menos esperança, pois dinheiro estava difícil.
Para uma empresa que já está em crise, esta conduta piora ainda mais a
situação. Se todos comentam que uma empresa vai quebrar, ela termina quebrando
mesmo. Ninguém vai querer vender, os colaboradores vão reduzir o empenho quando
deveriam aumentar, quem poderia esperar um pouco mais para receber vai
antecipar o seu prazo, enfim, da mesma maneira que ocorre com os bancos, o
boato gera uma corrida ao caixa para garantir o que é seu.
Também já vi empresas que não
negam a dívida. Porém não pagam. E além de não pagar, elas ficam marcando datas
sem a responsabilidade de saber se vão mesmo cumprir. O resultado é que descumprem
e ficam marcando outras, e descumprem, sempre apresentando desculpas. Essa é
uma conduta que também desgasta a empresa, construindo descrédito e desgastes.
Se você tem uma obrigação. Pague em
dia. Essa é a melhor conduta. Se não puder pagar, antes de ser cobrado informe
ao credor. Converse e explique sempre com a verdade. Mentiras tem pernas curtas
mesmo que tenham muitas. Mais importante do que a justificativa é o agendamento
do pagamento em atraso, e com ele o cumprimento do compromisso que foi assumido.
Isso demonstra caráter. Negociar suas dívidas não é errado. Errado é procastinar.
A reputação financeira de uma
empresa, apesar de não constar no Balanço, é um ativo valioso. Ele pode
colaborar com financiamentos bancários e mais prazo dos fornecedores. Pode também
ajudar no ingresso em novos projetos. Pode inclusive tornar mais leais os
colaboradores e prestadores de serviço que possui. Pensar que é um ganho o
descumprimento das obrigações representa um erro grandioso, pois levamos anos
para construir boas reputações e bastam poucos minutos para perde-las.
Comentários
Postar um comentário