CORRUPÇÃO NA MESA DE BAR



A corrupção é um assunto que sempre acaba fazendo parte das conversas informais. As pessoas falam da vida, dos parentes, do trabalho, de futebol, dos fatos que marcaram a semana, e conversa vai, conversa vem, a situação do país entra em pauta. Os absurdos do governo federal, a conduta repreensível dos políticos, e finalmente a corrupção desenfreada e disseminada em todas as camadas da sociedade. As pessoas comentam e recriminam mas muitos daqueles que falam fazem parte desse processo danoso. Entram no jogo talvez porque não percebam como isso concorre para o desastre de um país. Corrupção existe em todo lugar do mundo. Mas quando ela começa ditar tudo, algo está muito errado. É o caminho para o caos.

Aos olhos de quem pratica a corrupção, trata-se de um jogo ganha-ganha. Quem corrompe consegue o quer e quem é corrompido ganha dinheiro. Então sob esta ótica, todos saem ganhando. Como somente envolveu duas pessoas, imaginam que ninguém tem nada a ver com isso. Neste caso, somente existem vencedores e por isso a denominação ganha-ganha. No entanto, talvez essa seja uma visão limitada pelos interesses pessoais, enxergando apenas alguns palmos a frente, sem perceber outras questões envolvidas.

Olhando com um pouco mais de cuidado, podemos perceber que na verdade a corrupção é um jogo do tipo ganha-perde. Isso porque, as pessoas que estão envolvidas saem ganhando cada um segundo o seu interesse, mas a sociedade sai perdendo. Isso porque o dinheiro que sobre para a corrupção falta na educação, na saúde, nos transportes, na segurança, na pesquisa, no esporte, na arte e na cultura, e em muito mais itens que fariam desse país um lugar melhor para se viver. Então um lado ganha, um lado formado de apenas poucas pessoas, e o outro lado perde. Um lado formado por milhões de pessoas inocentes que estão tendo suas vidas roubadas por esse mal. Então não é uma situação que envolve somente quem a pratica. Dinheiro não nasce no quintal.

Todavia, existe ainda mais outro nível de aprofundamento para se olhar a corrupção e as consequências que ela produz nas pessoas e na sociedade. Nele, ela é na verdade um jogo perde-perde, ou seja ninguém sai ganhando. Nem mesmo aqueles que imaginam estar ganhando. Isso porque quando a corrupção é disseminada do jeito que está, ela paralisa as instituições de uma maneira que nada funciona direito. As repartições não funcionam e as empresas também não. Organizações que ele vai precisar mais adiante. Um empresário pode corromper num momento e estar sendo roubado dentro da sua própria empresa em outro, e não terá sossego. E como ele vai crescer sem uma equipe confiável? Ou uma equipe competente? E como ter equipes competentes se as escolas não formam direito? Corromper ou ser corrompido é jogar o balde para cima. Ele vai cair na própria cabeça.

As empresas e a sociedade em geral precisam de regras de funcionamento e convivência que favoreçam o bom desempenho, os menores custos e com isso os menores preços, a tecnologia a serviço de uma produção mais eficaz. Não é uma vã reflexão moral. É uma questão econômica. A corrupção causa a assimetria e a injustiça que tanto reclamamos. Causa a ineficiência que tanto nos afeta e jamais será reduzida enquanto for somente um assunto de bate papo informal. Ela deve ser vista como uma anomalia sistêmica, muito séria e prejudicial a todos que desejam um futuro melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?