O TEMPO DE SETUP


Numa indústria o tempo de setup é o período em que a produção fica parada para o ajuste ou modificação dos equipamentos fabris.  Falando em processos organizacionais, o tempo de setup ocorre toda vez que existem mudanças. Isso porque é preciso um tempo para que as modificações sejam informadas, os recursos materiais sejam estimados e alocados adequadamente, e principalmente as pessoas compreendam e aprendam a nova forma de atuar. 

Cada vez que ocorre uma mudança, é como se a curva de aprendizado retornasse ao seu início, reduzindo o desempenho até que seja retomado pelo menos o patamar anterior. Quanto mais complexa for a mudança, mais tempo levará para essa retomada, pois as variáveis são maiores. Atualmente, a mudança é inerente ao contexto corporativo mas é preciso ter em mente que ela tem as suas conseqüências. 

Logicamente, quanto maior o volume de mudanças maior o tempo de setup. E nele a produtividade e a qualidade sofrem uma redução. Viver em mudanças contínuas, é viver sempre com estes dois aspectos prejudicados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?