ENTENDENDO O SIX SIGMA


Se você considerar que defeito é tudo aquilo que está fora da especificação vinda do cliente, estará dando o primeiro passo para entender o Six Sigma. O outro é você entender que a variação entre esta especificação e o resultado obtido, se chama Sigma. No nível 1 as conformidades alcançam no máximo 31%. No nível 2 chegam a 69,2%. No nível 3 vão até 93,32%. No nível 4 são 99,379%. No nível 5 as conformidades alcançam no máximo 99,977%. E finalmente no desejado nível 6 sigma chegam a 99,9997%.

Para ir subindo os degraus, esta metodologia recomenda o uso do DMAIC: Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar, que é respectivamente, definir o problema a ser resolvido a partir do ponto de vista e opinião do cliente, medir os principais aspectos dos processos atuais, analisar os dados e encontrar as causas dos defeitos, melhorar os processos com base no que foi levantado modelando novos padrões de funcionamento e controlar o estado dos novos processos para assegurar-se que possíveis desvios sejam corrigidos. 

Faz parte do método sempre utilizar dados empíricos, tratados com ferramentas estatísticas e gráficas apropriadas. A lista de recursos é grande e exige preparo. Também que exista uma forte atenção para a relação custo-benefício nas ações, buscando-se otimizar resultados econômico-financeiros e operacionais. Sempre.

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