DELL E O CLIENTE
Michael Dell publicou seu primeiro
catálogo de produtos aos 12 anos. Aos 27 era o CEO mais jovem de uma empresa
entre as 500 maiores da revista Fortune. De acordo com ele, o sucesso da Dell
Computer se deve ao fato dela estar voltada para o cliente. Ela nasceu para atender
as expectativas dos consumidores.
Ele recomenda que passemos mais
tempo com nossos clientes. Eles são as mais valiosas fontes de informações que
podemos ter. Sempre que possível devemos
convidar os principais clientes para visitarem as principais unidades e
setores da empresa. Também devemos usar a internet e meios sem intermediários para um
relacionamento contínuo com eles. Aliás tanto quanto possível os negócios devem
estar na rede.
A estimativa mais exata da
demanda é uma outra recomendação de Dell, tendo sempre em mente que não importam
as nossas opiniões sobre o mercado. O que importa é atender as suas necessidades. Para ele, os clientes devem ser
envolvidos o mais cedo possível nos processos, e por outro lado, o máximo de
pessoas dentro da empresa devem ser envolvidas no atendimento e na satisfação do
cliente.
A própria estrutura da empresa
deve ser segmentada de acordo com seus clientes ou produtos. Se não for
possível, pelo menos grupos transfuncionais devem ser instituídos e voltados
para esta finalidade. Por fim, devemos fazer com que a empresa funcione como um
pequeno negócio: Ágil e próximo da sua clientela.
Fonte: What
the best CEOs know, Jeffrey Krames, 2003.
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