OS 10 MANDAMENTOS DO EXECUTIVO DESEMPREGADO


Laerte Cordeiro é um especialista em carreiras que conheci em São Paulo. O quinto post mais visto deste blog (Dois Perfis de Executivos) foi redigido após uma conversa com ele. Recentemente, publiquei um artigo de sua autoria ( Qual a sua Estratégia de Carreira ?) e agora segue mais outro.



"O dia-a-dia de cada um de nós é um desafio constante para manutenção da satisfação de nossas múltiplas necessidades.  O emprego e tudo o que ele traz consigo é, em geral, uma dessas necessidades.

Infelizmente, a despeito de nossos esforços, nem sempre conseguimos manter o emprego conseguido e vez por outra nos encontramos na situação de desempregado. E quando nos encontramos nessa aborrecida e frustrante situação precisamos então observar algumas regras de conduta que nos permitam retornar à condição de empregado e à manutenção das nossas necessidades fisiológicas, sociais e psicológicas.

Mas para que esse objetivo de vida possa ser alcançado algumas regras atuais de mercado precisam ser seguidas, como se fossem Mandamentos de conduta que todos devemos seguir para nos ajudar a conquistar de volta a situação de realização moral e material que todos buscamos.

Entre outras, as 10 regras ou Mandamentos a serem observados pelos Executivos Desempregados, são:

1.        Não se esconda em casa!
Não fique em casa olhando para o telefone, assistindo a sessão da tarde na TV ou levando o cachorrinho da casa para passear porque aí o emprego não vem.

2.        Organize o seu “Network” e vá atrás! 
Trabalhe no sentido de reunir o maior número de parentes, amigos, vizinhos, colegas, chefes, subordinados, professores e demais pessoas de suas relações para preparar a lista daqueles que comporão o seu “network” e serão seus promotores para recolocação no mercado.

3.        Tenha um Plano de Contingência!
Monte um plano de contingência para ocupar seu tempo e talento. Consiga um trabalho de assessoria transitória na empresa de um parente ou amigo, mesmo que sem ganhar nada. Mas fique vivo, seja visto e não se afunde porque as coisas são demoradas.

4.        Fale a Língua Planetária!
Inglês é hoje quase que imprescindível para qualquer executivo em busca de um bom emprego.  Se o seu não é fluente, corra atrás e melhore sua competência aproveitando o tempo agora disponível.  Espanhol também é importante para que V. possa mostrar sua habilidade, sem recorrer ao Portunhol. Por enquanto o Mandarim ainda não é urgente.

5.        Acostume-se a cadastrar seu Currículo!
Gradualmente, as principais consultorias de Recrutamento e Seleção de Executivos (Headhunters), assim como muitas empresas, vão, mais e mais, exigindo que os candidatos cadastrem seus dados curriculares diretamente nos seus sites. Muitas já não querem mais receber currículos em papel ou e-mails. 

6.        Não deixe de ver os anúncios dos jornais!
Todos nós sabemos que  os anúncios de jornais representam hoje, diferentemente do que foi há anos atrás, apenas uma parcela pequena dos recrutamentos que acontecem nos grandes centros. Ainda assim, encontram-se  anúncios de emprego para executivos, no nível de gerência e direção, em jornais como Estadão e Folha, em São Paulo. Não se esqueça deles.

7.        Procure suas empresas-alvo!
O antigo conceito de mala direta, que sugeria o envio do currículo do candidato a milhares de empresas, sem maior preocupação com a afinidade do Currículo enviado com a posição vaga ou com a empresa interessada, desapareceu dos procedimentos considerados eficazes para divulgação de candidatos.  Isso não significa, porém, que não seja útil definir quais empresas são alvos específicos do projeto de divulgação de cada candidatura e que, portanto, devam receber, sim, os currículos dos interessados.

8.        O Currículo deve persuadir!
Um Currículo é um documento que serve a um propósito persuasivo ou seja, deve fazer com que o destinatário/avaliador seja persuadido a fazer contato pessoal com um Candidato a emprego. Um bom currículo, por si só, não dá emprego a ninguém; um mau currículo, porém, pode tirar, do Candidato, uma boa oportunidade.  Um currículo eficiente é aquele que conta o objetivo de carreira do Candidato, oferece informações sobre os seus ativos pessoais e profissionais e informa sobre a evolução atualizada da carreira do profissional. Um mau currículo, hoje em dia, é aquele que é assinado, feito em papel diferente do A4, cheio de “firulas” de digitação, impresso em cores, com uma fotografia colada e informando “razões de saída”, referências e salário pretendido. Como já dissemos, o Currículo, como documento, vai pouco a pouco ficando obsoleto na seleção de pessoal, mas ainda é muito utilizado por candidatos e empresas.

9.        Mostre sua escolaridade e cultura !
Até alguns anos atrás os executivos podiam se dar ao luxo de oferecer sua experiência, mas sem grande escolaridade.  Hoje em dia o que se observa é que aquele que não ofereça uma pós-graduação ou um MBA em seu currículo tem poucas chances de ser escolhido para emprego, mesmo quando possa mostrar grande vivência gerencial.  As empresas estão em busca de profissionais não só tecnicamente competentes mas também donos de uma cultura geral que lhes permita uma visão mais ampla e estratégica dos acontecimentos nacionais e planetários. E é preciso também notar que nenhuma empresa quer apenas a escolaridade formal histórica no currículo, mas quer ver, no executivo, o seu interesse continuo por desenvolver seu talento em cursos, simpósios, congressos e afins, no Brasil e no Exterior.

10.     Acredite em si mesmo!
Por mais que as dificuldades da vida profissional possam levar a um perfil muitas vezes áspero e duro é preciso enfrentar as situações com controle, tranqüilidade e urbanidade.  Não se deve deixar que o pessimismo  e a frustração nos dominem e imaginar que está tudo perdido. Os recrutadores e consultores sabem bem identificar quando o profissional deixa de acreditar em si mesmo e, é claro, ninguém quer contratar um derrotado. É importante, para o profissional que está desempregado, criar um novo projeto de vida que inclui a redefinição de objetivos, uma estratégia de atividade profissional e um programa de trabalho operacional para buscar aquilo que deseja. Portanto, um dos mais importantes Mandamentos para o executivo desempregado é:  acredite em Você mesmo e exiba essa crença por onde quer que passe, mesmo que isso possa ser difícil, em muitas situações."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?