COMUNICAÇÃO BY JOBS


Gregory Berns, professor de Neurociências da Emory University acredita que “uma pessoa pode ter a melhor idéia do mundo, totalmente original e inovadora, mas se ela não for capaz de convencer outras pessoas, a idéia não terá a menor importância.” Ele está certo. A embalagem deve corresponder ao produto e este conjunto precisa ser entregue ao consumidor, do contrário não terá o valor necessário. 

As melhores apresentações de idéias são as que contêm informação e entretenimento juntos. Steve Jobs era um mestre nesse assunto e baseado no que ele fazia, podemos aprender e melhorar as nossas. Por exemplo, elas sempre devem contar uma história empolgante de um herói contra um vilão. Enfrentar um antagonista acessa direto o inconsciente das pessoas. Outra coisa, os slogans devem caber no Twiter com no máximo  140 caracteres. Quanto menor melhor. 

Nossa memória de curto prazo, processa não mais do que 3 a 4 blocos de informação. É o que dizem os neurocientistas. Então, apresentar mais que isso é mero desperdício. Simplicidade visual na verdade é mais poderoso do que complexidade, quando assunto é comunicação. Associar palavras com imagens também. Neste aspecto, o uso das palavras deve fugir do lugar comum e dos jargões técnicos. Use palavras emocionantes e que traduzam sentimentos. 

Uma comunicação mal feita pode arruinar uma mídia e habilidades insatisfatórias de apresentação podem liquidar uma carreira. Para deixá-las no estilo de Jobs, sempre crie um momento inesquecível nelas e divida o centro das atenções com outras pessoas e coisas. Pois como pensa Nancy Duarte, autora do livro Slide:Ology, “as idéias não estão realmente vivas se ficam confinadas na mente de uma pessoa.” 

Baseado na obra de Camine Gallo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?