DIFERENCIAÇÃO DE NEGÓCIOS E PESSOAS


Um dos conceitos bem interessantes de Jack Welch é a diferenciação de negócios e pessoas no trabalho. No primeiro caso, ele aponta que como as empresas possuem recursos financeiros e tempo de gestão limitados, devem investir nos negócios (empresas ou linhas de produtos) que possuem uma taxa de retorno descontada de 15% ou mais. Abaixo disso, estão jogando dinheiro e esforços pela janela.

Para as pessoas o parâmetro também é bastante objetivo. 20% possuem um alto desempenho,  70% estarão na média e 10% terão um desempenho baixo. Ele explica que tolerar o baixo desempenho é um mau investimento além de ser injusto com quem possui um patamar elevado. “Proteger profissionais com desempenho abaixo do esperado traz sempre repercussões negativas. O pior é que proteger  pessoas com fraco desempenho acabará por magoá-las”.  Concordo inteiramente. Na verdade a diferenciação recompensa quem realmente merece e isso é a alavanca para a empresa decolar.

Pela regra dos 20-70-10, numa organização com 250 integrantes, por exemplo, cerca de 50 possuem um desempenho acima da média e por isso devem ser recompensados, 175 farão parte do grande bolo intermediário, e 25 não tem jeito mesmo e devem ser retirados. Você já descobriu quem são esses na sua ?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?