O PESCADOR E O EXECUTIVO




Esta estória foi contada pelo Prof. Richard Steele da UCI em sua aula recente. Mudei os personagens e as palavras, mas o conteúdo é o mesmo. Serve para pensarmos em nossas motivações, diferenças, interesses, enfim, no tipo de vida que nós queremos.

Um executivo estava numa praia de férias quando viu chegar um pequeno barco, um pescador com o resultado de sua pesca. Ele achou os peixes muito bons e perguntou:

- Quanto tempo você levou para pescar estes excelentes peixes ?

- Algumas horas somente. Respondeu o pescador.

- Porque você não ficou mais tempo para pegar mais peixes ? Indagou o executivo.

- Porque esses peixes são suficientes para a minha família, senhor. Disse o pescador, enquanto retirava a pesca do barco.

- Mas então o que você faz no resto do seu tempo ? Perguntou o curioso executivo.

- Eu durmo até tarde, brinco com meus filhos, fico com minha esposa, passeio com a minha família, toco violão, vejo o por do sol e adormeço na rede, ouvindo o barulho do mar ! 

O executivo não se conteve e falou:

- Você deveria passar mais tempo pescando, meu amigo. Com os lucros da venda dos peixes você poderia comprar um barco maior. Com um volume maior de pescado, você poderia comprar outros barcos e eventualmente ter uma frota de barcos pesqueiros. Então, em vez de vender os peixes a um intermediário, você poderia vender diretamente para a industria, e depois investir em sua própria industria de enlatados. Você controlaria a produção, o processamento e a venda. Poderia sair desta pequena cidade e morar numa metrópole para expandir seu empreendimento.

- E quanto tempo isso levaria ? Perguntou o pescador um pouco curioso.

- Uns 15 a 20 anos. Disse o executivo.

- E depois? Perguntou o pescador.

- Essa é a melhor parte ! Quando for a hora certa você poderia abrir o capital da empresa e ganhar milhões ! Você ficaria rico !

- Milhões ? E depois ? Questionou o pescador.

- Depois você se aposentaria, compraria uma casa em uma cidadezinha pequena, e poderia dormir até tarde, pescar, brincar com os filhos, tirar uma soneca gostosa com a sua esposa, passear e tocar violão numa rede ao por do sol.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROBLEMAS SISTÊMICOS PEDEM SOLUÇÕES ESTRUTURADAS

O QUE É A PATOCRACIA

QUEM CARREGA O PIANO ?